ASSINE
search button

Pesquisa mostra Chávez 20 pontos à frente de Rosales

Compartilhar

AFP

CARACAS - O presidente venezuelano Hugo Chávez venceria seu adversário Manuel Rosales por uma diferença de 20 pontos nas eleições de 3 de dezembro, segundo uma pesquisa realizada palo instituto Veneopsa junto com professores da Universidade Complutense de Madrid.

"No momento, o presidente Chávez continua com uma vantagem de cerca de 20 pontos", ressaltou uma nota do Veneopsa divulgada em uma entrevista coletiva à imprensa realizada em Caracas.

A estimativa exata dá 59,7% a Chávez contra 39,6% de Rosales.

É o terceiro estudo elaborado pela Fundação Centro de Estudos Políticos e Sociais (CEPS) sobre as eleições venezuelanas.

Esta pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 16 de novembro com 2.964 consultados nas 24 regiões administrativas do país.

Os resultados desta terceira sondagem estão bem próximos das duas anteriores que deram a Chávez 59,7% contra 39,1% de Rosales entre 26 de outubro e 1o de novembro, e 58,7% para o presidente e 40,1% para seu adversário entre 9 e 21 de outubro.

De acordo com a terceira pesquisa, 60,2% dos consultados consideraram que a situação econômica do país será "muito melhor" ou "melhor".

Quanto à própria situação econômica 68,9% responderam que será "muito melhor ou "melhor".

O governo Chávez foi classificado como "muito bom" ou "bom" por 59,4% dos consultados contra 22,3% que o consideram "ruim" ou "muito ruim".

Chávez desperta simpatia em 57,2% das pessoas ouvidas e Rosales em 28,3%, enquanto que 91,5% consideram que estas eleições são mais importantes que o referendo revogatório de agosto de 2004, vencido pelo presidente com 59% dos votos.