ASSINE
search button

Irã culpa indiretamente os EUA por atentado no Iraque

Compartilhar

EFE

TEERÃ - O Irã culpou, nesta sexta-feira, indiretamente os Estados Unidos pelo atentado de quinta no Iraque e pelo clima de insegurança que prevalece no país árabe, disse o porta-voz do Ministério de Exteriores iraniano, Mohamad Ali Hosseini.

- A ocupação e a insegurança causaram muitos danos ao povo iraquiano - disse Hosseini, citado pela agência Fars, em reação aos atentados de quinta no bairro xiita de Cidade de Sadr, em Bagdá.

A autoridade iraniana, que condenou "energicamente" o ataque, acrescentou que "o povo iraquiano está pagando diariamente pela atuação desumana", sem dar mais detalhes.

Em linha com a posição do Governo do Irã, Hosseini afirmou que seu país "espera que o povo e o Governo do Iraque, assim como todos os grupos iraquianos, possam se encarregar da segurança do país o mais rápido possível", em referência à demanda iraniana de que os EUA retirem suas tropas do Iraque o mais rápido possível.

Os atentados de quinta causaram a morte de pelo menos 200 pessoas, segundo os últimos números da televisão iraquiana Al Iraqiya.

Além dos 200 mortos, a explosão de seis carros-bomba e o lançamento de foguetes contra o bairro deixaram 250 feridos, tornando-se o atentado mais mortífero desde a invasão do Iraque, em março de 2003.