ASSINE
search button

Xiitas bloqueiam acesso a aeroporto de Beirute

Compartilhar

Reuters

BEIRUTE - Centenas de manifestantes xiitas fecharam a principal via de acesso ao aeroporto de Beirute nesta quinta-feira, afirmaram testemunhas.

Os manifestantes tomaram a avenida perto de subúrbios ao sul de Beirute para protestar contra o que chamaram de insultos contra o líder do grupo Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, feitos durante o enterro, realizado mais cedo, do ministro assassinado Pierre Gemayel, contrário ao governo da Síria.

- Não se preocupe Nasrallah, seus xiitas podem beber sangue - gritavam os manifestantes.

Com alto-falantes, os carros do Hezbollah faziam apelos para que os manifestantes se dispersassem e fossem para casa e seus membros bloquearam ruas da vizinhança para impedir que as manifestações se espalhassem.

Mais tarde, Nasrallah fez um apelo para que os simpatizantes do grupo encerrassem imediatamente os protestos noturnos.

- Eu apelo a eles que deixem as ruas, mais do que apelar, eu imploro a eles que saiam das ruas. Não queremos ninguém nas ruas - disse ele em entrevista por telefone a uma emissora de TV do grupo.

O Hezbollah, apoiado pela Síria e pelo Irã, ameaçou tomar as ruas para derrubar o governo do primeiro-ministro Fouad Siniora, apoiado pelo Ocidente.

Seis ministros do Hezbollah e seus aliados deixaram o gabinete neste mês depois do fracasso das negociações entre todos os partidos para dar à oposição poder de veto efetivo.

Dezenas de milhares de pessoas participaram do funeral do ministro da Indústria, Pierre Gemayel, que foi morto a tiros na terça-feira.