ASSINE
search button

Primeiro-ministro turco prega respeito entre as religiões

Compartilhar

ROMA - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyep Erdogan, afirmou que 'é preciso respeitar, e não insultar, o que é sagrado para outras pessoas', durante uma entrevista que será exibida em um programa da televisão estatal italiana 'RAI', por conta da próxima viagem do papa à Turquia. Na entrevista, Erdogan destaca - sem fazer referências ao polêmico discurso do Pontífice na Universidade de Regensburg no qual falou de Maomé e do Islã - que eles não 'insultaram os profetas das outras religiões'.

- Nossa fé nos impõe respeito e, portanto, nosso direito é esperar o mesmo tratamento dos membros de outras religiões. Como líderes, temos que ser os primeiros a dar um bom exemplo, caso contrário quem governarmos se comportará da mesma forma e agravará a situação - disse Erdogan.

O primeiro-ministro turco não se encontrará com Bento XVI durante a viagem que o papa realizará à Turquia, de 28 de novembro a 1º de dezembro, pois nos dois primeiros dias da visita terá compromissos na cúpula da Otan que será realizada na Letônia.

- O papa, como personalidade política e religiosa, pode ter um papel muito importante para substituir o clima de guerra pelo de paz - afirmou Erdogan, convidando Bento XVI a apoiar a Aliança das Civilizações, iniciativa que ajudou a criar junto com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.