ASSINE
search button

Para Armínio Fraga, crise econômica mundial acabou. FMI pensa diferente

Compartilhar

Durante confronto na Globonews com o ministro da Fazenda Guido Mantega, o economista Armínio Fraga, apontado pelo candidato do PSDB Aécio Neves como seu futuro ministro da Fazenda, se eleito, afirmou que a crise econômica mundial "acabou em 2009" e que a economia "vem se recuperando e está crescendo".

"Tenho uma leitura totalmente diferente do Guido. A crise acabou em 2009. Depois, teve um período de crise na Europa, em 2011 para ser mais preciso, mas a economia mundial vem se recuperando."

O discurso de Armínio Fraga surpreende, principalmente quando constatamos os números econômicos na Europa e as próprias declarações da diretora do FMI, Christine Lagarde. Na quinta-feira (9), Lagarde afirmou que "há sérios riscos de uma nova recessão na zona do euro" se não forem adotadas medidas para impulsionar o fraco crescimento na região.

“Não estamos sugerindo que a Eurozona se dirige a uma recessão, mas dizemos que existem sérios riscos de que isso ocorra se nada for feito a respeito.” De acordo com a diretora do FMI, a probabilidade de uma nova contração econômica na região é avaliada pelo FMI “entre 35% e 40%”.

Recentemente, a Itália entrou em recessão técnica, com seu PIB dando indícios de que vai recuar este ano. Números recentes da Espanha também dão conta de forte desaceleração, queda na criação de empregos e nos investimentos.