ASSINE
search button

Desapropriada, Casa da Morte, em Petrópolis, dará lugar a memorial 

Compartilhar

A famigerada "Casa da Morte" - aparelho clandestino montado em Petrópolis pelo Centro de Informações do Exército (CIE) nos anos duros da ditadura militar para a prática de torturas - foi finalmente desapropriada, nesta terça-feira (21), pela prefeitura da cidade serrana. Ali foram torturados e mortos diversos presos políticos.

A informação é do presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, que junta com diversas entidades de defesa dos Direitos Humanos lutava por esta desapropriação. Agora será possível transformar o antigo local de torturas, do qual apenas uma presa política, Inês Etienne Romeu, conseguiu sair com vida, em um centro de memória. 

"Essa é uma grande vitória para a qual a OAB do Rio contribuiu. O próximo passo será transformar a famigerada Casa da Morte em memorial. Assim, a cidade de Petrópolis fica desagravada em sua honra já que a Casa da Morte deixa de ser uma mancha e passa a ser uma lembrança de que o Brasil viveu tempos tenebrosos que não mais devem voltar", afirmou Damous.