ASSINE
search button

Cartada de mestre

Compartilhar

A estratégia da direção da Petrobras ao divulgar o reajuste do preço do diesel dias antes do Vencimento das Opções (compra e venda de ações negociadas com preços pré-definidos para datas futuras) segue rendendo frutos à estatal no mercado de capitais.

Nos sete dias - cinco deles, úteis, com pregões na Bolsa - que se seguiram à providencial notícia, as ações da empresa acumularam uma expressiva alta de 5,6%. No mês de julho, a valorização já chega a 7,51%.

Com isso, Graça Foster, presidente da Petrobras, e a própria presidente Dilma Rousseff, que divulgou pessoalmente o aumento do diesel, conseguiram recuperar em tempo recorde boa parte da desvalorização que a estatal acumulava no ano.

A valorização, porém, ainda não foi suficiente para retirá-la do vermelho no acumulado destes sete últimos meses. A queda, até esta quinta (19), ainda é de 6,44%, embora tenha sido maior.

As ações já estão muito perto da estabilidade. Mantiveram-se assim, inclusive, diante das últimas turbulências causadas no mercado por notícias vindas do exterior. Sem duvida, foi uma cartada de mestre.