ASSINE
search button

Litigância de má fé?

Compartilhar

Em agosto de 2011, Ricardo Teixeira, ainda presidente da CBF, através do advogado José Mauro Couto de Assis Filho, ingressou com uma Ação Indenizatória contra o jornalista inglês Andrew Jennings, da BBC de Londres, por conta da entrevista que ele deu ao Blog do Romário, no dia 10 daquele mês.

Jennings apenas repetiu o que já havia dito em seu programa na BBC: que Ricardo Teixeira e João Havelange tinham recebido dinheiro ilegalmente da ISL e por isto foram processados na Suíça. 

Quando Romário quis saber da importância deste fato, ocorrido em 2001, o jornalista inglês foi claro: “As implicações são enormes. A FIFA e os dois brasileiros serão expostos como bandidos. O mundo vai aprender que o homem encarregado da Copa de 2014 é corrupto. O dano à reputação do Brasil é imenso”.

O advogado Couto Filho alegou em juízo que o jornalista queria “colocar em dúvida, para seus leitores, as qualidades morais e a honorabilidade do autor” e pediu uma indenização de R$ 10 mil.

Intimado a se defender, quando esteve no Senado Federal, em Brasília, Jennings sequer constituiu advogado. Jamais se manifestou no processo

A divulgação dos documentos da Justiça Suíça, nesta quarta-feira (11),confirmou as denúncias do jornalista da BBC.  Ao juiz da 3ª Vara Cível do fórum da Barra da Tijuca resta apenas arquivar o pedido.

Ou seria o caso de decretar a litigância de má fé?

Afinal, ao provocar a Justiça, Teixeira sabia que o jornalista não estava mentindo. Quis apenas posar de bom moço e manter as aparências.