ASSINE
search button

Municípios vão eleger mais de 56 mil vereadores em outubro

Compartilhar

Nas eleições municipais de outubro, os 5.563 municípios vão eleger 5.070 novos vereadores a mais em relação ao pleito de 2008, quando foram eleitos 51.748 vereadores em todo o país. No total, serão eleitos 56.810 ocupantes de câmaras municipais. O aumento do número de cadeiras foi possível em razão da divulgação, pelo IBGE, em agosto do ano passado, da nova estimativa populacional para todas as cidades do país.

Pesquisa da CNM

Em estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta segunda-feira, o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski esclarece que segundo a estimativa populacional do IBGE os municípios com mudanças populacionais poderiam criar até um total de 8.036 novas cadeiras, o que elevaria o número final para 59.764.

Abaixo do teto

A pesquisa da CNM verificou o número de vereadores que cada município pode ter de acordo com a população publicada pelo IBGE, conforme o que determina a Emenda Constitucional 58. Foi constatado que do total de 5.563 municípios o aumento de cadeiras nas Câmaras poderia ocorrer em 2.153 deles, bastando para isso a aprovação de mudança na respectiva lei orgânica municipal.

Ziulkoski destaca que desse total, 2.125 (98,6%) responderam ao questionário de pesquisa da CNM, o que torna a amostra significativa.

Ainda segundo a pesquisa, um total de 1.535 municípios (72,24%) alteraram o número de vereadores para as eleições de outubro próximo.