Jornal do Brasil

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Colunistas - Informe JB

Fotos de festa com Sérgio Cabral e Cavendish em Paris vazam na internet

Jornal do Brasil Jorge Lourenço

Fotos do governador Sérgio Cabral e secretários do seu governo numa confraternização com o empresário Fernando Cavendish vazaram na internet. Nas imagens, todas em Paris, eles aparecem em momentos descontraídos, reforçando a proximidade do governador com o empreiteiro, dono da empresa Delta. 

Combustível para a CPI

Investigado pela CPI mista que apura as ligações do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários, Cavendish é um dos principais empreiteiros do estado do Rio de Janeiro. Durante a gestão de Sérgio Cabral, sua empresa foi uma das maiores vencedoras de contratos públicos. Desde 2007, a Delta recebeu cerca de R$ 1,4 bilhão só do Rio. 

Combustível para a CPI II

Segundo o blog do deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), rival de Cabral, as comemorações em questão aconteceram com dinheiro público. 

Segundo blog de deputado, fotos de Cabral e Cavendish foram tiradas em Paris

Investigação em xeque

Em algumas fotos, o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, aparece descontraído ao lado de Cavendish. As imagens colocam em xeque a validade o levantamento dos contratos do governo do estado com a Delta. A iniciativa, tomada após as denúncias do Caso Cachoeira, visa identificar possíveis fraudes da empreiteira e é coordenada pelo próprio Fichtner.

Nota do governo

A assessoria de imprensa do governo do estado do Rio de Janeiro divulgou a seguinte nota para esclarecer as fotos. 

"Em missão oficial à França realizada nos dias 14 e 15 de setembro de 2009, o Governador Sérgio Cabral participou do lançamento do ‘Guia Verde Michelin Rio de Janeiro’, na Embaixada do Brasil em Paris; participou de encontros de trabalho para a então campanha pelas Olimpíadas de 2016 no Rio; e fez palestra na Câmara de Comércio Brasil-França para investidores franceses. Entre os seus compromissos oficiais, o Governador recebeu, no dia 14, a condecoração máxima do Governo da França: a Légion d’Honneur, no Senado daquele país. Coube ao Presidente do Senado francês, Gerard Larcher, fazer a entrega.

Após a solenidade, o Barão francês Gerard de Waldner _ casado com a brasileira Sílvia Amélia de Waldner, chamou ao Clube Inglês convidados dele em homenagem ao Governador e à condecoração recebida. Estavam presentes, secretários de estado, empresários brasileiros; o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; empresários portugueses, como Antonio Pereira Coutinho; empresários franceses, como Thierry Peugeot, e Martin Bouygues".



Tags: anthony garotinho, carlinhos cachoeira, delta, fernando cavendish, fotos, paris, sérgio cabral

Compartilhe: