ASSINE
search button

Revista que acusa governador e senador de Goiás some das bancas em Goiânia

Compartilhar

Um fato inusitado, acontecido em Goiás, movimentou as redes sociais nesta segunda-feira (2). A edição desta semana da revista CartaCapital, que trazia reportagem sobre a ligação entre negócios ilegais do contraventor Carlinhos Cachoeira com o senador DEMóstenes Torres (DEM-GO) e o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB-GO), todos investigados pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo, começou a desaparecer das bancas de Goiânia na tarde de domingo (1).

Nas páginas do Facebook e do Twitter da revista, muitos leitores diziam ter ido às bancas para tentar adquirir o semanário, mas a resposta era sempre a mesma: a publicação estava esgotada. Segundo alguns relatos dos internautas, carros sem identificação teriam comprado grandes quantidades da revista. A CartaCapital, para suprir a ausência de seu material nas bancas, disponibilizou a íntegra da matéria em seu site.

Chá de sumiço

O deputado federal (Psol-RJ) Chico Alencar ironizou a situação em seu perfil do microblog:

“Corra às bancas para adquirir a CartaCapital. Mas não em Goiás, de onde sumiu… Tem matéria que expõe relações suspeitas do governador Marconi”, publicou Alencar.

Outro parlamentar a se manifestar sobre o ocorrido no Twitter foi o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP):

"Atenção povo de Goiás estou com a revista @cartacapital nas mãos... Entendi porque os "homi" mandaram tirar das bancas ontem...", afirmou o senador. 

Demissão ao vivo

Esta não é a primeira vez que o poder público de Goiás é acusado de interferir na divulgação de notícias contrárias aos interesses do governo. Em 2010, o jornalista Paulo Beringhs, então apresentador de um programa da TV Brasil Central, que é mantida pelo governo goiano, declarou, em transmissão ao vivo, que os jornalistas estavam sendo” censurados” e sob “intervenção”. 

Na ocasião, Beringhs se referia ao veto à entrevista com o senador e candidato ao governo do estado, Marconi Perillo (PSDB-GO), adversário político de Alcides Rodrigues (PP-GO), governador à época. No contexto, a candidata da situação Iris Rezende (PMDB-GO), que teria o apoio de Rodrigues, também não compareceu ao programa para a entrevista.

“Iris não veio, Marconi Perillo viria hoje (quinta-feira, dia 21), só que eu recebi ordens de não trazer Marconi Perillo ao programa", disse Beringhs no ar, durante o programa noticioso. Ainda, o jornalista diz que a partir daquele momento o colega que se sentava ao seu lado na bancada que assumiria a função de apresentador.

Apuração: Luciano Pádua