ASSINE
search button

Procuradoria da República recorre contra anulação das provas da Satiagraha

Compartilhar

A Procuradoria Geral da República entrou com um recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a anulação das provas da Operação Satiagraha, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 2008. O Ministério Público Federal (MPF) e a PF são acusados de terem usado meios supostamente irregulares para obter as provas. Em função dos supostos desvios, a ação penal contra o banqueiro Daniel Dantas foi anulada. 

Espião trapalhão

As provas contestadas pela defesa de Daniel Dantas partiram da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O órgão é acusado de ter feito escutas irregulares. O problema fez com que todas as provas da operação fossem invalidadas. 

Contaminação

O problema é que seis das sete acusações do Ministério Público Federal contra Daniel Dantas são sustentadas por outras provas, todas obtidas de maneira legal. 

Com a palavra

"Ao declarar a ilicitude das provas produzidas ao longo da Operação Satiagraha ( o STJ) violou fortemente a ordem jurídica, social e econômica do país, chegando ao cúmulo de anular os procedimentos investigatórios que apuraram a prática de gravíssimos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e a Administração Pública", criticou subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araujo.