ASSINE
search button

Para evitar greve, comandante-geral convoca reunião com PMs do Rio

Compartilhar

A Polícia Militar ligou o sinal de alerta para o movimento grevista que ganha força no Rio de Janeiro. O comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, convocou uma reunião com os líderes do movimento para a próxima sexta-feira (13/01), no quartel-general na corporação. Como mantém um bom relacionamento com a tropa, o coronel quer ouvir as principais reivindicações do movimento grevista e levá-las ao governador Sérgio Cabral. 

Greve em fevereiro

A deflagração da greve em fevereiro depende do que será discutido nesta reunião e a reação do governador Sérgio Cabral às reivindicações. Além de um aumento salarial, os policiais militares querem receber vale-transporte, vale-refeição e o estabelecimento de uma carga horária fixa para evitar os constantes abusos. Hoje, alguns agentes trabalham 72 horas por semana, bem acima das 44 horas apontadas pela legislação trabalhista. 

Ás furado

A carta na manga que o governo do estado usou para acalmar os ânimos dos policiais militares, que foi o aumento de 20% para policiais recém-promovidos e a redução dos critérios de tempo para promoções, não surtiu tanto efeito. Apesar de reconhecerem a conquista, os líderes da greve lembram que a novidade não concede aumento imediato aos policiais, que receberão o reajuste apenas quando promovidos. Ou seja, um praça que ainda precisa de dois anos para ganhar a promoção só receberá o aumento daqui em 2014.