ASSINE
search button

Em dia de "kung-fu no Senado", sobrou até para Fernando Henrique

Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pegou fogo ontem com a tentativa de homenagear o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, com a Medalha Tiradentes. Como o dirigente da empresa se mostrou abertamente a favor da nova partilha dos royalties, os parlamentares preparam um vexame histórico e quase negaram, pela primeira vez na história da Casa, a entrega de uma medalha. A discussão, que emperrou a pauta por quase duas horas, teve direito a kung-fu e até ataques ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Bruce Lee

Durante a discussão, enquanto a bancada do PT tentava defender o presidente da Petrobras, o deputado estadual Gilberto Palmares (PT) dizia que ainda tinha a esperança de ver os estados produtores vencedores no Senado Federal quando foi interrompido por outro parlamentar. "Vossa Excelência, três só vencem uma briga contra mais de 60 em filme de kung-fu. Essa batalha, a gente já perdeu". 

FHC

Na confusão, não faltaram ataques de todos os lados. Logo após deputados do PSDB acusarem os petistas de estarem tentando proteger a Petrobras, Robson Leite (PT) pediu a palavra para culpar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelo... vazamento na Bacia de Campos. "Se o FHC não tivesse acabado com o monopólio estatal do petróleo, a Chevron não estaria atuando aqui e nada disso teria acontecido".