ASSINE
search button

William Waack entra na Justiça contra blog que o chamou de "espião"

Compartilhar

O jornalista William Waack, da Rede Globo, vai entrar na Justiça contra o blog "Brasil que Vai!" pela publicação de acusações de que ele seria um espião a serviço dos Estados Unidos. Na última quarta-feira, o blogueiro responsável pela publicação recebeu uma intimação pedindo para que ele comprovasse as acusações num prazo de 48 horas. O "Brasil que Vai!" foi um dos primeiros blogs a repercutir os documentos vazados pela Wikileaks que revelam encontros de William Waack com membros da embaixada americana, conforme noticiou o Informe JB na ocasião

Impacto

A informação acabou tendo impacto negativo contra o jornalista da Rede Globo em função da desvirtuação que ganhou nas redes sociais. Divulgada rapidamente, sobretudo no Twitter, a notícia fez algumas pessoas pensarem que William Waack era um "espião" da CIA a serviço dos Estados Unidos.

Consultas informais

Além de William Waack, vários outros jornalistas brasileiros são citados nos documentos da Embaixada Americana em consultas e encontros informais. Carlos Eduardo Lins da Silva, ex-ombudsman da Folha de S.Paulo, Diogo Mainardi, ex-colunista da revista Veja e Fernando Rodrigues, repórter especial da Folha e autor do blog UolPolítica, também são citados em encontros informais de funcionários da embaixada com jornalistas. 

Mídia estrangeira

O telefone sem fio chegou até a mídia americana. Um artigo publicado no Huffington Post chegou a associar William Waack com o lendário Cord Meyer, estrategista global de mídia da CIA responsável por disseminar interesses americanos em outros países através de relações com empresas jornalísticas.