Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Colunistas - Informe JB

Enem: 98 das 100 piores escolas do Rio de Janeiro são da rede estadual

Jornal do Brasil Jorge Lourenço

O excelente desempenho da rede privada no Enem 2010 mascarou a má performance do ensino público fluminense no exame. Entre as 100 escolas com piores notas no estado, 98 são da rede estadual. O resultado não é surpresa para quem acompanha de perto a situação da educação pública, como a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR-RJ). 

Sem professor nem ar condicionado

Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Clarissa idealizou a campanha "Blitz nas Escolas", que já visitou mais de 40 colégios estaduais desde o começo do ano. A situação, como é possível ver em vídeo, é deplorável: sete secretários de Educação diferentes em pouco mais de quatro anos, turmas que não têm aula de seis disciplinas diferentes graças a falta de professores, aparelhos de ar condicionado inutilizados porque a rede elétrica da escola não suporta a instalação, salas sem janelas, áreas interditadas pela Defesa Civil, etc. 

Sem respostas

"Entrevistamos mais de 3500 alunos nesses primeiros seis meses e encaminhamos todas as irregularidades constatadas à Secretaria de Educação. O problema é que não tivemos nenhuma resposta. O Sérgio Cabral culpa até hoje "gestões anteriores" pelo fracasso dele na educação. O problema é que, com a reeleição, a gestão anterior é a dele. Não tem mais desculpa para justificar esta situação. É nítido que não existe uma política para a educação", disse Clarissa, ao Informe JB

Veja o vídeo da "Blitz nas Escolas"



Tags: blitz nas escolas, clarissa garotinho, colégios, educação, enem, escolas, estaduais, rio de janeiro

Compartilhe: