ASSINE
search button

Para onde vai o MDB?

Compartilhar

Sérgio Cabral, Jorge Picciani e Eduardo Paes não estavam anteontem na Câmara de Caxias durante a Pré-Convenção do MDB. Mas a sombra do trio dominou todos os papos dos bastidores do encontro. Apesar dos discursos de pré-candidaturas, que o partido vai cair no colo de Eduardo Paes é mais do que óbvio, mas os emedebistas não pretendem se vender barato. “Temos o entendimento que eles estão cozinhando o galo, nos alijando do processo, como se fossemos nos aproximar por gravidade. Não é bem assim”, pondera um deputado influente do partido. “Eduardo erra ao achar que Rodrigo Maia tem a capacidade de articulação de um Jorge Picciani”. De fato, a chave do cofre de R$ 15 milhões do Fundo Partidário que o partido tem para estas eleições continua nas mãos do clã, através do primeiro-filho Leonardo. Os Picciani apostam em Max Lemos, ex-prefeito de Queimados, para suceder o veterano ex-presidente da Alerj. Mas ele é visto por alguns pares como arrogante e há dúvidas internas sobre o alcance de suas competências. O MDB fará prévias municipais até junho onde a força política de quem comandará o partido será posta a prova. Já Cabral, mais do que uma sombra, virou um fantasma. Há quem defendesse argumentar durante a campanha que ele era o protagonista de um voo solo, com grupo próprio, que apenas se utilizava do outrora glorioso MDB. Vai ser difícil colar.

Todos são iguais, mas 

A Polícia Civil de Goiás lançou um concurso público para preencher 100 vagas de delegado. O salário inicial é um trocado de R$ 19.242,52. Até aí tudo bem. Difícil é entender como será aplicado o princípio da isonomia em uma disciplina que será cobrada na prova chamada: “Legislação Estadual e Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás e do Brasil”. 

Bom dia, Lula 1 

O deputado Wadih Damous dará, enfim, seu bom-dia ao ex-presidente Lula na sede da PF, em Curitiba. Ele já havia sido duplamente barrado pela juíza Carolina Lebbos: na condição de representante do Poder Legislativo (como deputado federal integrante da Comissão Externa da Câmara dos Deputados) e na condição de advogado de Lula, constituído nos autos. A autorização foi deferida sexta-feira à noite pelo TRF-4 a pedido da OAB do Paraná.

Bom dia, Lula 2 

Segundo Wadih, entre advogados, é comum dizer que “não há maior violência contra o exercício da advocacia que negar o acesso ao cliente”. Ele só acrescenta que no caso específico de Lula “é uma violência com o custodiado negar o acesso dele ao seu defensor”.

Rivotril neles 

As eleições são em outubro, mas nos corredores do Palácio Tiradentes já se fala abertamente em pelo menos quatro candidatos à Presidência da Casa em...2019! São eles André Ceciliano (PT), André Corrêa (DEM), Tutuca ou o onipresente Max Lopes pelo probo MDB.

Maledicências 

No almoço de ontem do Bar Lagoa, dois juízes confabulavam sobre a questão o “mero aborrecimento” que tem afetado o Judiciário carioca. Sussurravam que, curiosamente, alguns magistrados que mais defendem essa tese são também  conhecidos por aplicar penas pesadíssimas em alguns casos específicos. Sei não... 

Abacaxi 

A semana começa com uma batata quente para o presidente da Câmara Jorge Fellipe. Ele foi oficiado pelo MP para convocar cerca de 300 servidores que foram aprovados em concurso realizado pela Casa em 2014. Ensaboado, Jorge tenta postergar o pepino para depois das eleições.

Última linha 

Diz muito sobre um país quando você vê mais negros em um casamento da Coroa Real Britânica do que em uma novela ambientada na Bahia, né não?

__________

LANCE LIVRE

• O Instituto Latino-Americano de Direito Social (IDS) lança amanhã o curso “Novas Tecnologias e seus impactos no setor securitário”, coordenado pelos advogados Raphael Miranda, Pedro Ivo Mello e Thiago Junqueira. São Paulo será a sede de hoje a sexta-feira o maior evento afro de todos os tempos já realizado no país, o African Week, em homenagem ao Dia da África.