ASSINE
search button

Absurdo ecológico

Compartilhar

Um padeiro será nomeado nos próximos dias, pelo Ministério do Meio Ambiente, diretor de uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do Rio. Emerson Fernandes de Lima, dono da Panificadora Rainha do Corumbá, em Nova Iguaçu, vai pôr a mão na massa e será o novo diretor da Reserva do Tinguá, que se espalha por 24 mil hectares e engloba quatro municípios da Baixada Fluminense. A unidade guarda uma rica e única biodiversidade, com espécies endêmicas, como o sapo-pulga, o menor anfíbio do mundo. O novo diretor não manja nada de sustentabilidade. Porém, em seu currículo, Emerson destaca a experiência como ex-assessor do ex-vereador Marcelo Nozinho, do PROS de Nova Iguaçu, que foi o padrinho de sua indicação junto ao ministro Carlos Marun, que por sua vez o recomendou ao ministro Sarney Filho. Este é apenas mais um caso bizarro de nomeações políticas que rigorosamente não tem relação nenhuma com a prestação de serviços à sociedade. Mas, em ano eleitoral, vale tudo.

Tristes tempos 

Em entrevista ontem aos jornais, o juiz Marcelo Bretas afirmou que nada tem a temer, e que se for o caso “abre mão do foro de prerrogativa”. “Ou é ignorância ou falsa coragem”, diz uma raposa felpuda do Direito. “O foro foi criado para proteger o cargo, e a autoridade não pode abrir mão dele. Triste ver um juiz tão empoderado, que usa a prisão preventiva como forma de mostrar poder se esconder atrás de proselitismos”. 

Tô fora 

Lá da Câmara, Cesar Maia mandou avisar: assuntos relacionados a eleição não são com ele. Cesar não tem nem saído em agenda com os pré-candidatos.

Preenchendo papel 

Considerada pelos cientistas brasileiros a maior responsável pela burocracia que atravanca a pesquisa nacional, a Controladoria Geral da União topou discutir o tema com representantes da área. Na sexta-feira, o secretário de Controle, Antônio Carlos Leonel, participará de uma reunião na Coppe com reitores de diversas universidades. A burocracia do governo consome hoje 35% do tempo dos pesquisadores brasileiros.

Sapatada 1

 Falando na Câmara, mais um exemplo do alto nível dos nossos edis. Indignado porque o vereador e pastor Otoni de Paula (PSC) anunciou que não votaria a favor de dar o nome da tribuna da Casa à vereadora Marielle Franco porque o PSOL “trabalha para bandidos”, Brizola Neto descalçou um pé e ameaçou dar-lhe uma “sapatada nessa boca imunda”. O tempo esquentou.

Sapatada 2 

Otoni deixou o gabinete e subiu à tribuna desafiando Brizola Neto. E reafirmou sobre o PSOL: “vai trabalhar assim pra bandido no raio que o parta”.  Não ri não,  porque quem paga isso somos eu e você.

Olhos nos olhos

 Ciro Gomes e Manuela D´Ávila, de namoro firme, marcaram um novo olho no olho para quinta-feira em Gramado (RS). Nessa dança, o PT continua segurando a vassoura.

Miau 

Ciro Gomes, aliás, decepcionou algumas apoiadoras ao chegar para falar no encontro da Frente Nacional de Prefeitos, em Niterói. As moças acharam visual do pré-candidato mais barrigudinho do que deveria para a estação.

#chatiado 

Nos bastidores do encontro dos prefeitos ontem, Rodrigo Maia nem tentou disfarçar que não gostou nadica do encontro de Geraldo Alckmin com Índio da Costa.

LANCE LIVRE

• Brasilcap cria “Sala Inteligente” no campus da Uerj para qualificar 780 docentes em Educação Financeira. Ação faz parte do projeto Educap, que será lançado no dia 16. Leonardo Martinez, da agência V3A, participa do evento “O Futuro é Ao Vivo”, que discutirá os projetos de transmissão ao vivo no Brasil, dia 15, em São Paulo.