ASSINE
search button

Lula vai cair da mudança

Compartilhar

É sempre bom lembrar, que um copo vazio está cheio de ar. Os versos de Gilberto Gil parecem cair como uma luva sobre a situação que vive hoje o PT. Não é segredo para ninguém que o partido resolveu esticar a corda da candidatura de Lula até o último instante possível. A estratégia pode fazer sentido para Lula ou para o PT, mas não faz nenhum para o Brasil. Como já foi dito, nos últimos 20 anos toda vez que o PT precisou escolher entre o Brasil e o PT, o PT escolheu o PT. Só que dessa vez essa escolha tem timing. Petistas de alto coturno já falam abertamente que essa decisão não pode demorar mais um mês. O próprio José Dirceu já emitiu sinais de que mais importante que a liberdade de Lula está a vitória de uma composição de esquerda nas eleições de outubro. Se Lula sempre foi o fator de união petista, hoje na cadeia ele divide mais que soma. Além da ala que defende o apoio a Ciro Gomes, petistas como Celso Amorim ou Tarso Genro começam a se colocar sutilmente como alternativas. Ao que parece, o futuro da esquerda brasileira começa pela primeira vez em 30 anos a se distanciar do futuro do cidadão Luís Inácio da Silva.

Verdadeira verdade 

Diferentemente do que publicou a VEJA, Lula não está lendo nem “Amor nos tempos do cólera”, muito menos o “ùltimo cabalista de Lisboa”. Quem o conhece bem sabe o quanto foi risível essa história. O ex-presidente tem se dedicado sim ao livro “Os beneditinos”, do amigo José Trajano, que trata de um assunto futebolístico. A fonte desta informação atende por Fábio Luís Lula da Silva, mais conhecido na praça como Lulinha.

Alerta 

O deputado Chico D´Ângelo acaba de voltar de Nova York onde participou de um fórum mundial sobre Tuberculose. “É uma doença milenar, sobre a qual não tivemos avanços significativos em termos de tratamento e sempre foi relegada a segundo plano porque se tinha uma idéia que era doença de pobre”, diz Chico. “Só que hoje é a doença infecciosa que mais mata em todo o mundo”.

Demais pra ela 

Não são poucas as cabeças coroadas do PT que andam incomodadas com o modus operandi da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. A impressão geral é que diante do quadro dificílimo que se apresenta para o partido, Gleisi, com seus desatinos, mostra que não está à altura da tarefa.

Dúvida 

É mesmo esquisito ver a transferência de presos decidida pelo soco na mesa de um general e não pela Vara de Execuções Penais. Mas nesse caso dos 98 presos pela Lava Jato que saíram do hotel de Benfica para Bangu, o general Braga Netto até que tem razão.

Papo reto 

Depois de um giro no fim de semana pelo Norte do estado, Índio da Costa voou aflito ontem até Mesquita para encontrar Geraldo Alckmin. Ele sonha em uma composição do seu PSD com o tucanato. Os dois ficaram de levar um papo cabeça de noite, em um hotel na praia das Flexas.

Vela para todos 

Pela lista de clientes de Dario Messer, vê-se que o doleiro rezava para todos os cultos. Tem de pastor evangélico famoso até conhecidos rabinos do Leblon.

LANCE LIVRE

 As produtoras Andrea Lago e Aline Borges lançam hoje o Galeria +, na Vieira Souto 234, evento de moda com participação de Luiza Sobral. Aurélio Wander, professor emérito e idealizador da Faculdade de Direito da Unirio, toma posse hoje como diretor cultural do Instituto dos Advogados Brasileiros( IAB). O curta-metragem “Não me Deixe Aqui Sozinha”, do cineasta Marcoz Gomez, está entre os finalistas do “VERCINE”, Festival de Cinema da Baixada Fluminense, que será realizado em agosto.