ASSINE
search button

Mandala agroecológica

Compartilhar

Bacana é o projeto que representará as escolas do Rio na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, no fim do. Chamado “Mandala Agroecológica” foi desenvolvido por alunos e professores do Centro de Educação Familiar de Formação por Alternância Rei Alberto I (Ceffa),  de Nova Friburgo. Para quem conhece, lembra os círculos concêntricos dos terraços incas de Moray, no Peru. O cultivo aqui também é em círculo, onde no entorno são plantadas ervas e plantas com cheiro forte (alecrim, sálvia, entre outras) e, no meio, alface, manjericão, coentro, beterraba, couve, brócolis, etc. A ideia é fazer com que o cheiro forte das plantas no entorno evitem que mosquitos e outros bichos entrem no meio e comam as verduras e legumes. A escola utiliza esterco de cabra, de um rebanho próximo, para adubar a terra, e faz a própria compostagem. A mandala também tem uma questão estética, ou seja, para deixar a plantação bonita e bacana de ver e trabalhar.  O projeto em resumo consiste em uma proposta de produção familiar que utiliza técnicas não industriais, como a plantação circular, o uso de biofertilizantes (adubo orgânico) e a capina manual, entre outras alternativas. A Secretaria Estadual de Educação promete multiplicar o projeto na rede escolar do interior até o fim do ano.

Subindo o telhado 

Começa a se desenhar sutilmente o caminho que levará à desistência de Rodrigo Maia da corrida presidencial. De Salvador, ACM Neto manifestou aos caciques do DEM que está até mais preocupado com os gastos da pré-campanha de Rodrigo do que com o fato dele continuar estacionado nos 1%.

A questão é... 

Para os dirigentes do DEM a saída de campo de Rodrigo agora é só uma questão de timing. Entre eles cresce a força da tese de que haverá um afunilamento das candidaturas presidenciais, e mais ainda, um movimento forte para articular uma chapa com o tucano Geraldo Alckmin na cabeça e o senador Álvaro Dias, do Podemos, na vice. 

Moral da história 

Os ventos baianos se tornaram não só uma aflição como labaredas sob os pés de Rodrigo Maia. 

Cartas ao Lula 

Entre as três mil pessoas que enviaram correspondência a Lula, via  Eduardo Suplicy, estão os sete filhos  do  crítico de arte  e fundador do PT, Mário Pedrosa , que morreu em 1981, além de netos e outros integrantes da família. 

Recordar é viver 

Só pra gente lembrar. Em dezembro de 2015,, o MP prendeu cinco PMs do Bope suspeitos de vender armas e informações para traficantes do Rio. Um deles era responsável pela segurança particular do ex-chefe de gabinete da Secretaria de Segurança, Marcelo Montanha. 

Articulações

O sociólogo Luis Eduardo Soares promoveu sábado em sua casa, uma primeira reunião de intelectuais e lideranças supra-partidárias. A idéia é pôr a bola no gramado e tentar encontrar um caminho em comum para os partidos de esquerda nas eleições do Rio. Ficou tudo combinado e nada resolvido. Novo encontro será marcado essa semana. 

Calma, gente 

Deu chabu no ato de lançamento da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, semana passada, no auditório da Caarj, a caixa beneficente dos advogados. Advogados de alta plumagem fizeram uma reclamação formal contra Cláudio Mondego, assessor do deputado Wadih Damus, que estava distribuindo pela plateia adesivos “Lula livre”

LANCE LIVRE

O Salton Prosecco acaba de receber a medalha de bronze na primeira fase do International Wine Challenge, o mais importante concurso de vinhos e espumantes do mundo, em Londres, onde o espumante é chamado de Rio Carnival Sparkling. 

O médico Luiz Otavio Nazar inaugurou no Hospital Geral do Ingá, em Niterói,  um Centro de Emergência Cardiológica 24 horas.