ASSINE
search button

A novela da Cedae

Compartilhar

Uma briga de mais de 20 anos continua mais atual do que nunca. No fim da gestão de Marcello Alencar, o governador tentou privatizar a Cedae e acabou batendo de frente com o então presidente da Assembleia, Sérgio Cabral, que conseguiu brecar a transação. O tempo passou e no ano passado a venda da Cedae voltou à pauta. Em plena crise econômica, os deputados estaduais aprovaram a venda da companhia,  que seria fundamental para equilibrar as finanças do estado. Só que ninguém se mostrou interessado no modelo da privatização, e a Cedae continuou um imenso cabide de empregos. Esse ano, a Cedae ganhou uma ação no STF que lhe devolveria pagamentos indevidos de imposto de renda nmos últimos cinco anos rendendo um trocado de  mais de dois bilhões de reais. E aí o jogo mudou de novo. No último dia 20 de março, nada menos que 30 dos 70 deputados da Alerj assinaram conjuntamente um projeto impedindo a venda da empresa. A iniciativa ainda não foi votada. Mas é só um sinal de que esse novela ainda terá muitos capítulos antes de acabar.

Magnética 1 

A Coppe/UFRJ receberá, amanhã, a visita do engenheiro Gerard Schweitzer, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, Suíça. Maior referência mundial em tecnologias que viabilizam a levitação de veículos, Schweitzer vem ao Brasil para conhecer o Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética da Coppe, primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade

Magnética 2 

Em período de testes, o Maglev já transportou mais de 10 mil pessoas. Silencioso, não poluente e 1/3 mais barato que a construção de um metrô subterrâneo, o veículo já se encontra no nível 6 da escala de evolução utilizada pela Nasa, que vai até o nível 9 para medir o grau de amadurecimento de uma nova tecnologia.

Sonho meu 

Em um jantar com amigos  emana passada no restaurante peruano Taipá, no Lago Sul, em Brasília, Ciro Gomes confidenciava a alguns amigos que nos próximos dias vai ter um papo cabeça com o ex-ministro Joaquim Barbosa. Ciro acalenta o sonho de contar com o apoio do PSB à sua candidatura, com Joaquim como vice. O problema é Joaquim, primeiro, se acertar com o PSB.

É a crise, é a crise 

Spoletto e Domino´s Pizza se fundiram mas a coisa parece que vai mal. Essa semana a empresa fechou a loja da Visconde de Pirajá, entre Garcia D´Ávila e Maria Quitéria. Só de motoboys foram demitidos mais de meia dúzia.

Tendências 

Ninguém mais viaja, tem experiências. E  a operadora de turismo Trip4U Viagens embarcou nessa onda. Quem vier ao Rio assistir as lutas do UFC 224, em maio, terá direito a almoço e jantar com Rodrigo Minotauro e assistir às lutas na companhia dele. Já a programação de um pacote para o Rock in Rio Lisboa, tem como opção dois dias de surfe com Rico de Souza na Vila Ericeia e na praia de Nazaré.  

Mico olímpico 

Já chegou à casa das dezenas o número de ações judiciais contra a construtora JPL, responsável pelo Grand Hyatt Residences, condomínio de luxo que começou a ser construído de olho no boom imobiliário das Olimpíadas.  O modelo que combinava os setores imobiliário e hoteleiro em um único empreendimento micou e as obras estão paradas desde 2016. Só a cobertura de um dos dois prédios tinha mil metros quadrados, 16 vagas, piscina de 20 metros e seria vendido por R$ 55 milhões. Os compradores estão agora todos de pires na mão.

__________

LANCE LIVRE

A gerente executiva de Comunicação e Marketing da Brasilcap, Elena Korpusenko, assumiu a presidência da Comissão de Comunicação da FenaCap. A Escola Nacional de Seguros recebeu na última quinta-feira o Prêmio  Internacional Copaprose, na Costa Rica. Ciro Gomes virá ao Rio na quarta-feira participar do lançamento do Movimento Cultural Darcy Ribeiro.