ASSINE
search button

Irmão camarada

Compartilhar

Na última segunda-feira, o pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, acompanhado do presidente do partido, Carlos Lupi, e do líder da bancada, André Figueiredo, pediram à Polícia Federal autorização para visitarem, quando oportuno, o presidente Lula na cadeia. A PF repassou o pedido ao juiz Sérgio Moro que, por sua vez, solicitou uma consulta ao Ministério Público. Os promotores mandaram um ofício formal aos advogados do petista para confirmar se Ciro e Lupi são ou não amigos de Lula. “Estamos sob suspeição”, conta Carlos Lupi, às gargalhadas. “Eles imaginavam o quê? Que iríamos entrar lá para cometer um atentado?” Não fosse de conhecimento mais do que generalizado o relacionamento do grupo, Lupi foi ministro do Trabalho e Ciro, ministro da Integração Nacional do governo Lula. Não faz sentido algum ser exigida uma prova burocrática da “relação de amizade” entre estes políticos. O episódio ridículo é apenas mais um do festival de besteiras que a judicialização da política tem apresentado ao Brasil.

Dedo de seta

Até onde se sabe, a negociação da delação premiada de Jorge Picciani já pôs dois peixes gordos sobre a mesa: o ministro Moreira Franco e o ex-prefeito Eduardo Paes.

Viva Fidel 

De tanto ouvir “Vá pra Cuba”, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, acatou a dica. Viajou para Havana com o objetivo de conhecer programas de saúde da família e só volta pra cidade sorriso semana que vem.

No ninho tucano 

O deputado estadual Carlos Roberto Osório faz mistério  sobre se vai ou não abandonar a vida pública. Ele tem comentado com amigos próximos que pensa em pendurar as chuteiras. “Meu nome continua na lista como pré-candidato a federal, mas decisão mesmo só em julho”, diz Osório. “Por enquanto, vida que segue”.

Índice do batom 

É mais uma confirmação do Índice do Batom, termo criado em 2001 pelo presidente da Estée Lauder, Leonard Lauder, para afirmar que as vendas de cosméticos sobem em razão proporcional à queda do poder de compra dos consumidores. Em janeiro e fevereiro deste ano, o setor obteve no Brasil um superávit comercial de US$ 9,6 milhões e espera para 2018 superar o crescimento de 2,75% registrado no ano passado. Em resumo: estamos lascados, porém limpinhos.

Do além 

Por incrível que possa parecer, ainda vai piorar. Segundo Adelaide Scriptori, a médium que incorpora o Cacique Cobra Coral, a virada do mês promete ser de grande amplitude térmica. Isso quer dizer dias quentes e noites frias, culminando com chuvas fortíssimas até o fim de maio.

Mind the gap 

O vice-prefeito do Rio, Fernando Mac Dowell  começou a organizar o livro “A História do metrô carioca”. Para quem não sabe, o primeiro projeto de Metrô na cidade foi discutido ainda no governo de Dom Pedro II, e já naquela época previa estações até Jacarepaguá.

Sonho meu 

Nunca antes na historia desse país tantos candidatos oriundos do terceiro setor vieram disputar o voto como nas próximas eleições. O PPS vem com o Babalaô Ivanir dos Santos, do Ceap, Rubem Cesar Fernandes e Ubiratan Angelo (ambos do Viva Rio). Já o PSOL lançará  dois candidatos oriundos da CUFA: Nega Gizza e Anderson Quack. Vai ser um teste da popularidade dessas organizações que atuam há pelo menos duas décadas no Rio.

**

LANCE LIVRE

A pianista Maria Helena de Andrade vai encerrar as comemorações da 16ª Semana dos Museus no Sítio Roberto Burle Marx ,  na Barra de Guaratiba, dia 19 de maio.  A convite de  Carlos Alberto Serpa e Leandro Bellini, a atriz Andréa Beltrão fará leituras  da obra de Shakespeare no Espaço Cesgranrio, durante o  Salão Carioca do Livro, entre os dias 17 e 20 de maio.