ASSINE
search button

Pesquisador sofre atentado

Compartilhar

Na última sexta-feira à noite, o documentarista, arqueólogo e militante da causa indígena Raoni Valle sofreu um atentado na varanda de sua casa, em Alter do Chão, no Pará. Dois homens se aproximaram portando espingardas calibre 16 de cano serrado. Para sorte de Raoni, eram sicários de meia tigela. O primeiro disparou, mas o cartucho explodiu dentro da arma. Raoni se atracou com o segundo que atirou sem acertar. Seus gritos alertaram moradores e a dupla fugiu. Professor-doutor da UFPA, Raoni Valle tem feito significativas contribuições ao avanço do conhecimento arqueológico da Amazônia Brasil, notadamente no campo das pinturas rupestres. É responsável por documentários  sobre a questão indígena brasileira. Somente um deles, “Figueira do Inferno”, levantou mais de uma dúzia de prêmios de melhor documentário em 2004. No mesmo dia do atentado ele fez as malas e partiu rumo a destino incerto e ignorado. Ele está convencido de que o ocorrido tem relação direta com sua defesa dos índios mundukuru contra desmandos de Belo Monte, e agora teme pela vida e a preservação do emprego na universidade.

O nome dos pais 

Polêmica à vista. A Comissão de Constituição e Justiça da Alerj vota quarta-feira a última etapa do projeto que concede a casais homoafetivos garantir por lei seus nomes na certidão de nascimento dos seus filhos, independente de autorização judicial, como acontece hoje. Aprovado, o projeto vai à sanção do presidente. Não precisamos dizer que a bancada evangélica da Alerj começa a semana em pé de guerra.. 

Já os juros... 

A única agência do Bradesco em Vassouras informa, com um modesto cartaz na porta, que os caixas estão inoperantes desde 27 de fevereiro devido às fortes chuvas. Agora tenta você atrasar um carnê.

Censura nunca mais 

Não será mais em plenário virtual o julgamento da defesa do jornalista do JB Marcelo Auler que sofre censura imposta pelo 8º Juizado Especial Cível do Paraná. O ministro Luis Fux pediu que o julgamento seja presencial. Com isso,  os advogados que representam a Fenaj e o Instituto Vladimir Herzog _ que entraram no caso por entenderem que o assunto é do interesse da sociedade em geral _ poderão fazer sustentação oral contra a censura.

Master chef 

Um dos grandes nomes da confeitaria mundial. Régis Ferey,  que por 14 anos, foi o chef pâtissier do Palais d’Elysée (a residência presidencial do Governo da França), e adoçou dissabores das vida de políticos como Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e François Hollande, está vindo para o Brasil. Régis selecionará um entre quatro confeiteiros brasileiros para a etapa continental da Coupe du Monde de la Pâtisserie, no México. 

Força feminina 

O Mac Donalds colocou em suas lojas placas informando que em homenagem ao Dia da Mulher, os restaurantes iriam funcionar com equipes 100% femininas. Não teria sido mais simpático dar folga às moças?

Águas de maio 

Corram para as montanhas. A Fundação Cobra Coral não teve renovados seus convênios com os governos do Rio, São Paulo e Brasília. Adelaide Scriptori, a médium que incorpora o espírito do cacique, alerta que só no Rio não choveu até agora nem 11% do esperado para esta época do ano. As maiores precipitações estão previstas para maio.

LANCE LIVRE

 Beatriz Escorcio Chacon  autografa amanhã, “Caderno de Clara Maria Joana” às 18h, no Teatro Municipal de Niterói. Estão abertas as inscrições para o seminário “Caos e Rigidez” , que reunirá psicoterapeutas e filósofos do corpo, em abril, na Unip em São Paulo.

Com Bernardo de la Peña