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Encontro destaca a importância da capacitação no turismo receptivo

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A Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) promoveu, com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o IV Encontro de Concierges e Recepcionistas – Edição Pampulha Patrimônio Cultural da Humanidade.

O encontro, realizado no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, no dia 26 de agosto, debateu a estruturação de uma metodologia de trabalho em rede para uma adequada e competente recepção aos turistas nacionais e internacionais. "Promover eventos como esse faz com que Minas Gerais e suas belezas sejam um atrativo especial para os visitantes. Queremos, por meio do enfoque na melhoria da qualidade do atendimento, tornar a experiência dos turistas cada vez mais satisfatória, fazendo com que eles retornem ao Estado", afirmou Alexandre Sampaio, presidente da FNHRBS e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC.

Sampaio destacou, em seu discurso no evento, o momento de oportunidade pós-Olimpíada, com os frutos que o Brasil pode colher. “O momento proporcionará uma melhoria no ambiente de negócios e fomentará ainda mais o turismo, mas é necessário rever algumas questões. Temos uma arrecadação de tributos injusta.  Também necessitamos melhorar a organização do setor de turismo receptivo”, completou.

Pampulha: Patrimônio Cultural da Humanidade

O evento foi uma oportunidade de celebrar o reconhecimento do Conjunto Arquitetônico da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em julho. Em um dos painéis do encontro, o diretor da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gustavo Mendicino, falou sobre o potencial turístico de Belo Horizonte, ressaltando programas governamentais para fomento do turismo.  “Belo Horizonte deve aproveitar essa oportunidade para apresentar ao mundo seu grande potencial turístico. Temos um bom receptivo, ampla malha aérea, uma gastronomia variada representada por bons restaurantes e uma vida noturna agitada. Estamos convictos de que esse reconhecimento da Unesco será o divisor do turismo de Belo Horizonte”, concluiu Mendicino.

Capacitação profissional

O encontro abordou também a importância da capacitação profissional para o turismo receptivo. Gustavo Henrique Escobar, gerente de Desenvolvimento Educacional do Senac-MG, falou sobre a importância de se profissionalizar para alcançar resultados, descartando o amadorismo, pois o segmento é bem competitivo. “Certamente, a base para vencer os desafios é a capacitação profissional”, afirmou Escobar. “O objetivo é construir um turismo competitivo e sustentável baseado na qualidade da mão de obra e dos serviços prestados na busca pela satisfação dos turistas domésticos e internacionais. A hospitalidade inata do povo brasileiro pode e deve ser aprimorada”, concluiu o gerente do Senac-MG.

O Senac possui 127 títulos de cursos na área de Turismo e Hospitalidade em todo o território nacional. Em 2015, foram formados mais de 85 mil alunos entre as modalidades de Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Ensino Superior.

O Encontro de Concierges e Recepcionistas contou ainda com o apoio da Belo Horizonte Convention Visitors & Bureau (BHCVB).

Com informações da Revista Hotéis.