ASSINE
search button

Comércio capixaba mostra a parlamentares os efeitos da crise no Estado

Compartilhar

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) se reuniu com deputados capixabas em audiência na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), na primeira semana de novembro, em Vitória.

O objetivo da reunião foi sensibilizar os parlamentares quanto ao atual momento econômico do comércio no Estado e à necessidade de promoção de políticas públicas que atenuem a complexidade que impera as atividades do comércio de bens, serviços e turismo.

Presidentes dos sindicatos e empresários do comércio acompanharam a seção solene, em que foi ressaltada a relação entre o Sistema Fecomércio-ES e o governo. “Exemplo de ação é o diálogo entre o setor público e o setor privado por meio do Grupo de Trabalho da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (GTFAZ). Instituído pela Portaria n° 060-S, de 6 de julho de 2009, tem contribuído para a melhoria da relação entre o fisco e o empresário”, destacou José Lino Sepulcri, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-ES.

Presente na Audiência, Felipe Oliveira, assessor Legislativo da Rede Nacional de Assessorias Legislativas do Sistema CNC-Sesc-Senac (Renalegis), da CNC, considerou o momento importante para o Sistema Fecomércio-ES no Legislativo nacional. “A sessão plenária foi extremamente positiva, principalmente por dois aspectos: pelo acesso da Federação à formulação de políticas públicas do Estado e pelo fortalecimento institucional da entidade ante os empresários locais. Outro ponto importante foi o anseio, ratificado pelos deputados, de proximidade da Federação com o dia a dia da Assembleia”, ressaltou Oliveira.

Na oportunidade, o representante da Renalegis esteve no Estado para a segunda fase de treinamento e implementação da Rede Legislativa no Espírito Santo. “A Renalegis trabalha no sentido de contribuir, de forma técnica e colaborativa, com os legisladores na construção de leis que favoreçam o Estado. Acreditamos que uma boa legislação, que fortalece economicamente as empresas, em especial as do comércio de bens, serviços e turismo, contribui efetivamente no melhoramento das nossas cidades, gerando emprego e renda.” E finalizou: “Dessa maneira, debater temas prioritários com os parlamentares é uma das formas com que a Renalegis defende os interesses dos empresários da nossa base sindical”, afirmou Felipe Oliveira.

FCDL e CDL Vitória

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL-ES), Geraldo Magela, reforçou as palavras de Sepulcri e ressaltou a importância da aproximação entre o Legislativo e o setor produtivo. “Entendemos que muitas vezes as Leis são criadas com a melhor das intenções, mas o desconhecimento da realidade e das demandas do nosso setor acaba gerando leis que apenas oneram mais e mais o setor que carrega o País nas costas.” Já Carlos Fornazier, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL Vitória), deu voz aos seus representados. Por meio de um vídeo com cerca de três minutos de duração, vários deles protestaram contra os encargos e cobraram estímulos por parte do poder público. Eleito para comandar a entidade durante o triênio 2016-2018, Cláudio Sipolatti abordou o fechamento de lojas por todo o Espírito Santo. “A marca que mais cresceu no nosso estado foi a ‘aluga-se’. Nunca antes tantas lojas foram obrigadas a demitir tanto e a fechar as portas. Necessitamos mudar esse quadro para os próximos anos”, disse.

Diálogo entre comércio e deputados

A deputada Luzia Toledo exaltou a união do setor produtivo. “Acho louvável a disposição dos senhores de decidirem dialogar conosco. O que pudermos fazer para incentivar o setor que ainda mantém este país de pé nós faremos”, garantiu. O deputado Marcelo Santos também considerou a Audiência positiva. “Este evento é um marco. A importância de o setor público estar sempre ao lado do setor produtivo é vital para o crescimento do nosso estado e do nosso país, e o senhores podem ter certeza de que assim vamos mudar a nossa história.”

O presidente da Ales, deputado Theodorico Ferraço, reforçou a importância do comércio para a economia do Estado e demonstrou seu apoio à Federação e às demais entidades presentes. “Estamos felizes com a participação e a confiança, e, em nome dos colegas deputados, coloco a Casa à disposição de vocês para que debates e explanações como estas possam acontecer com mais frequência”, finalizou.