ASSINE
search button

Dilma Rousseff mobiliza micro e pequenos empresários pelo Pronatec Aprendiz

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff conclamou os empresários e as instituições que administram as entidades do chamado Sistema S (CNC, CNI, CNA e Sebrae, entre outras) a participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Aprendiz na Micro e Pequena Empresa. “É um desafio imenso, que vai juntar a ética do trabalho à ética do ensino”, afirmou a presidente da República durante reunião de trabalho hoje (28/07) com empresários, no Palácio do Planalto.

O Pronatec Aprendiz disponibilizará, numa primeira etapa, 15 mil vagas nos 81 Municípios considerados os mais violentos pelo Mapa da Violência, com o objetivo de conter o aliciamento de jovens para a criminalidade. O Programa será coordenado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), com a participação dos Ministérios do Trabalho e Emprego, da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, Sidney Cunha, disse que a aprendizagem está na gênese da instituição. “Nascemos com ela, e se tornou um compromisso, que foi fortalecido com o programa de gratuidade. Começamos 2009 com 40 mil aprendizes e chegamos a 2014 com 200 mil. Neste ano, esse número vai se repetir.”

O Pronatec Aprendiz, a seu ver, começou com uma meta tímida, de apenas 15 mil vagas para todo o Brasil; por isso, pode crescer. “O Senac é parceiro do governo e fará a sua parte, porque considera o Programa importantíssimo para o País e para os que serão com ele beneficiados”, concluiu.

Segundo o ministro da SMPE, Guilherme Afif Domingos, com o Pronatec Aprendiz, as micros e pequenas empresas (MPEs) e os microempreendedores individuais (MEIs) poderão contratar jovens aprendizes com idade entre 14 e 18 anos. O governo vai apoiar custeando o treinamento e o acompanhamento do adolescente por meio de recursos do Pronatec. A Secretaria já está elaborando as listas com os cursos, as ocupações contempladas e os contatos das entidades envolvidas.

A CNC foi representada pelos vice-presidentes José Evaristo dos Santos, Laércio Oliveira, José Marconi de Souza e Carlos de Souza Andrade; pelo vice-presidente Administrativo, Darci Piana; pelo 2º diretor-secretário, Bruno Breithaupt; pelo secretário-geral, Marcos Arzua; pelo chefe da Assessoria Legislativa, Roberto Velloso; e pelo consultor da Presidência Roberto Nogueira. Também estavam presentes diversos diretores de Senacs regionais.