ASSINE
search button

Momento para duráveis atinge maior baixa da série histórica do ICF

Acesso ao crédito também no menor nível histórico

Compartilhar

Em novembro, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou queda de 0,8% (120,6 pontos) na comparação com outubro e recuo de 6,1% em relação a novembro de 2013.

Dentre os itens que compõem a ICF, o que mensura o momento para aquisição de bens duráveis atingiu o menor valor da série histórica. O componente apresentou recuo de 3,0% na comparação mensal e de 15,4% na comparação anual. “Um novo patamar de taxa de câmbio, aliado à taxa de juros para o consumidor, vem atingindo os maiores níveis desde 2011, o que gera encarecimento de empréstimos e diminuição na disposição para aquisição de duráveis”, explica Bruno Fernandes, economista da Confederação. Para ele, a elevação da inflação oficial afetou consideravelmente o orçamento das famílias.

Ainda em relação ao quesito Momento para Duráveis, as famílias com renda até dez salários mínimos registraram queda de 2,9% na comparação mensal, enquanto aquelas com renda acima de dez salários mínimos registraram queda de 3,5%.

Acesso ao crédito também no menor nível histórico

O elevado custo do crédito e o alto nível de endividamento ainda são os motivadores do desaquecimento na intenção de compras a prazo, como é o caso de bens duráveis. Comprovando a tendência, o componente Acesso ao Crédito da ICF apresentou queda de 0,6% na variação mensal – menor nível da série histórica – e de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado.