ASSINE
search button

Elegância das Copas

Compartilhar

• SEMPRE ATENTO a tudo que rola, principalmente a bola, o cineasta Luiz Carlos Barreto retirou de seus preciosos arquivos esta foto à esquerda: Zito e Pelé, em Estocolmo, na Copa do Mundo na Suécia, em 1958. Vejam que dupla chique. Nada se compara. “Sem aparato”, Luiz Carlos comenta, “só elegância”. E o sur ton de creme com café com leite! Nossos rapazes não eram bons apenas de futebol... Junto, ele remete a foto acima, do Paulinho fazendo escova antes do jogo, e comenta: “Os jogadores cabeceiam com medo de desarrumar os cabelos, concentração zero”. 

• NOSSOS ATLETAS do futebol parecem mais preocupados com o look do que com a bola. Barretão está certo. Quando vi o time do Brasil entrando em campo na Arena Rostov, pensei que eram modelos do Prêmio Intercoiffure de Cabeleireiros, aquele concurso anual de penteados. Cada um com o cabelo mais rebuscado. Que São João Batista, o padroeiro dos descabelados, nos ajude e ajude a fazer bombar a hashtag #MenosCabeloMaisBola

A introdução tão cálida e pessoal de George Vidor nos promete leitura atraente e fácil, daquelas que é pegar e não largar. Surpreendente para um livro que conta “a saga da corretora que revolucionou o mercado de capitais”. Bem, ainda não li, folheei, mas já me antecipo a recomendar “Os Leite Barbosa”, pelo muito de respeito, afeto e isenção com os fatos em que ele vem embrulhado, desde o prefácio de José Luiz Alquéres, à credibilidade do autor George Vidor, ao envolvimento de Antonia Leite Barbosa, jornalista e neta do protagonista da obra, Marcelo Leite Barbosa. Os reveses por que passou uma das maiores corretoras do país, em outras circunstâncias teriam levado qualquer sobrenome ao degredo social. Não os Leite Barbosa, que atravessaram a tempestade da bolsa que os atingiu com o mesmo rigor ético com que os irmãos Marcelo e Maurício empreenderam a construção de seu bom nome. Prova disso foi a presença massiva da sociedade no lançamento do livro no restaurante Rubayat. Fotos: Antonia Leite Barbosa e Joana Almeida Braga... Monica Aranha Barreto, Tereza Seiler e Luiz Seve... Antonia Leite Barbosa, Joaquim Saboia, Vera Magalhães e George Vidor... George Vidor e Mariana Gross.

----------

BORBULHANTES

HELENA SEVERO é uma realizadora. Foi ser secretária de Cultura de Cesar Maia, trouxe o conceito de Barcelona, revolucionando através da Cultura, trazendo um sopro de frescor à cidade... FOI PRESIDIR o Theatro Municipal, e o passou inteiro a limpo, numa reforma com poucos recursos e muita eficiência... FOI A SÃO Paulo e ajudou Edemar Cid Ferreira na montagem da magnífica mostra dos 500 anos, o mais representativo evento cultural do século XX... AGORA, PRESIDENTE da Biblioteca Nacional, concluiu as obras de restauração da fachada, iniciadas há longos oito anos, com apoio da Fundação Miguel de Cervantes, presidida pelo desembargador Antonio Izaías da Costa Abreu, presente, bem como o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e o presidente do Iphan, Marcelo Araújo... UM CONJUNTO DE Câmara da OSB apresentou Vivaldi, Mozart e Villa-Lobos, regência do maestro Antonio Augusto, e Cecília Borges regeu o buffet, com seu refinado senso gastronômico... CIDINHA CAMPOS, a deputada desafeto do Marcelo Freixo, implica com os carinhos que a Globo dá ao deputado: “sempre está com photoshop, os olhos verdes do Chico Buarque e a pele da Anitta”... FALAR EM PSOL, a professora do Instituto de matemática da UFRJ, Tatiana Roque, lançou pré-candidatura a deputada federal pelo Psol, no IAB... SE PRESTÍGIO contasse voto, Tatiana já estava eleita. Vejam quem foi na solenidade: Luiz Pinguelli Rosa, Eliomar Coelho, Chico Alencar, André Barros, Jean Willis... ALÉM DE Tarso Genro, que ficou na mesa ao lado dela, numa demonstração de possível aliança entre as correntes de esquerda, PT, Psol e PcdoB... EM SUA FALA, Tarso Genro comentou inclusive a possibilidade de esses partidos se aliarem a Ciro Gomes, para frear Jair Bolsonaro... POR FIM, Tarso ainda disse que, se fosse carioca, votaria em Lindberg (PT) e Chico Alencar (Psol), para o senado, e em Tatiana Roque para federal. Que beleza, quanta harmonia! (som de piados de passarinho)... O AMOR na política é lindo. SQN... CONCEIÇÃO EVARISTO foi pessoalmente à ABL na segunda-feira entregar a carta em que se apresenta como candidata a uma vaga à imortalidade... APESAR DE que tudo leva a crer que a vaga seja de Cacá Diegues. Embora o candidato Pedro Corrêa do Lago esteja fazendo uma campanha bem competente, não só junto aos Eleitores, com apoio de seu sogro Rubem Fonseca, como também com forte presença na mídia... ESSES MOVIMENTOS, tanto o do movimento negro, atuando nas redes sociais por Conceição, quanto de Corrêa do Lago, através da visibilidade na grande mídia (mesmo que eventualmente a candidatura não seja mencionada), são uma novidade em se tratando do pleito da ABL, que sempre se resumiu à campanha interna, dos contatos pessoais, das visitas aos acadêmicos e dos jogos de influência e poder...

---------

A BEM ARTICULADA Flavia Oliveira vai mediar debate na pré-estreia de Auto de Resistência, filme que cobre os homicídios cometidos pela PM/RJ classificados como “autos de resistência”, isto é, legítima defesa. Dia 21, 18h, no Cine Odeon. Discussão quente: a diretora do filme, Natasha Neri, ativistas de direitos humanos, defensoria pública, OAB, Mães de Manguinhos, Rede de Comunidades.

----------

Com João Francisco Werneck