ASSINE
search button

"Visceralmente contra o racismo": William Waack está fora da TV Globo

Em nota assinada por Ali Kamel, Waack reitera que não teve objetivo de protagonizar ofensas raciais

Compartilhar

Dois meses após um vídeo vazado na internet em que William Waack aparece fazendo comentários racistas ao se incomodar com sons na rua, a TV Globo anunciou oficialmente a demissão do apresentador. Em texto, diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, deixa claro que William Waack “repudia de forma absoluta o racismo”, mas que ambos escolheram como a melhor opção a saída do profissional da rede de televisão. O jornalista afirma, ainda, não ter tido o objetivo de protagonizar ofensas raciais “nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida”, referindo-se à gravação. A emissora afirma que “repudia o racismo em todas as suas formas e manifestações” e “reitera a excelência profissional de Waack”. 

“Em relação ao vídeo que circulou na internet a partir do dia 8 de novembro de 2017, William Waack reitera que nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida teve o objetivo de protagonizar ofensas raciais. Repudia de forma absoluta o racismo, nunca compactuou com esse sentimento abjeto e sempre lutou por uma sociedade inclusiva e que respeite as diferenças. Pede desculpas a quem se sentiu ofendido, pois todos merecem o seu respeito. A TV Globo e o jornalista decidiram que o melhor caminho a seguir é o encerramento consensual do contrato de prestação de serviços que mantinham. A TV Globo reafirma seu repúdio ao racismo em todas as suas formas e manifestações. E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV Globo e ao brasileiro. E a ele agradece os anos de colaboração".

No vídeo, veiculado no dia 9 de novembro, o então apresentador do "Jornal da Globo" irritou-se com buzinas ao se preparar para uma emissão ao vivo e chegou a dizer: “Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Nem vou falar porque eu sei quem é. É preto. É coisa de preto”. Na época, a emissora já havia declarado o afastamento do profissional “até que situação esteja esclarecida”.