ASSINE
search button

SPFW - o artesanato de Isabela Capeto inspirado no Cariri 

Com vestidos longos incríveis, a estilista foca na ideia de liberdade

Compartilhar

Cores, formas e texturas do Cariri cearense inspiraram a coleção de inverno 2017 da carioca Isabela Capeto, apresentada na São Paulo Fashion Week N43. 

O trabalho artesanal singular da estilista se uniu a elementos da iconografia daquele que é considerado o Oásis do Sertão. 

"É uma região que me interessa muito pela grande mistura de tecidos, de estampas, e pela liberdade. As pessoas são muito livres, é praticamente uma Tóquio nordestina. As pessoas saem sem guarda-chuva porque está muito quente, usam luvas de Lycra por causa do sol, além da mistura do sacro com o profano”, comentou Capeto.

O feito à mão brasileiro é, sem dúvida alguma, o que mais inspira a coleção. Existe uma brasilidade latente que reside nos detalhes, e ultrapassa bordados e aviamentos. “Trabalhar o Brasil me deixou com muito medo, pois trata-se de uma riqueza infinita. Decidi a partir de agora resgatar a nossa cultura por partes, por regiões. É a coisa que mais me interessa, que chega a me deixar arrepiada. Acho o Brasil muito bacana”.

Capeto sinaliza também que a riqueza do tema a conquistou, e que a pesquisa realizada ainda vai render muito pano para manga. ”Estou trabalhando neste tema há bastante tempo. Resolvi fazer uma coleção pequena agora no inverno, que é uma temporada menor para a marca, mas no verão pretendo seguir trabalhando-o”, contou. 

Para os acessórios, a estilista decidiu aproveitar as boas parcerias que conquistou na região: “Fiz consultoria para oito empresas locais. Os sapatos, as bolsas e as joias, tudo foi feito por lá”.

Os tecidos, algodão, tule, lycra, couro e seda foram usados para confeccionar peças de espírito feminino e livre, como vestidos longos e saias, camisetões e jaquetas, em uma profusão de cores e amores. O couro foi desenvolvido especialmente para a coleção, com textura inspirada na terra da região do Cariri, de cor atanada. Vermelho, rosa claro, café, marinho e preto dão vida à coleção a partir da mistura de estampas, algo solar e de inverno.

Sobre o momento delicado por que passa o país, Isabela Capeto reflete com muito bom humor. “Acho que já estou há tanto tempo batalhando com situações dessa natureza que já sou meio econômica. Vendi minha marca, a comprei de volta, fiquei um tempo sem desfilar, enfim, eu já me acostumei a viver em crise”, brincou.