ASSINE
search button

Encontro memorável: Xande de Pilares e Arlindo Cruz dividem o palco em Samba Brasília

Os dois músicos apresentaram os maiores clássicos do repertório, incluindo "Samba de Arerê"

Compartilhar

* Direto de Brasília com Ana Luiza Vasconcelos e Ana Carolina Vasconcelos

 O Samba Brasília vem com uma proposta de evento diferente, com 12 horas de show e 9 atrações. É responsável por promover encontros grandiosos entre os principais artistas de samba e pagode do Brasil, surpreendendo mais uma vez com uma programação pra lá de especial. Conversamos com exclusividade com Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Xande de Pilares. O encontro, que nasceu no Samba Recife 2016, por iniciativa dos produtores dos dois eventos, Augusto Aciole e Carlos Constantino, chegou à capital federal unindo os maiores clássicos do repertório dos dois artistas. De um lado, Xande de Pilares, voz do grupo Revelação por mais de 20 anos, atualmente em carreira solo. Compositor de mão cheia, membro do elenco do esquenta e puxador de samba enredo, ele é dono de grandes sucessos como “Bola pra Frente” e “Perdoa”, além de outros grandes sucessos do estilo. Do outro lado, o mestre Arlindo Cruz, com mais de 40 anos de carreira. Descendente de uma linhagem musical que está nas origens do samba na Casa da Tia Ciata, com Donga, Pixinguinha e Jo?o da Baiana, passando pelas rodas de samba promovidas por Candeia, chegando aos pagodes no Cacique de Ramos e o grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz carrega com propriedade e orgulho o legado das religiões afro-brasileiras. Juntos, Xande e Arlindo fizeram parcerias que marcaram o país, como “Samba de Arerê” e a canção “Mainha me ensinou”, gravada por Maria Rita.

 HT - Arlindo Neto, o que você acha do samba Brasília?

Arlindo Neto - Eu tinha um sonho de tocar aqui como todo jovem. Sempre via pela Internet, escutava os áudios e via o calor da galera. Então, fiquei muito feliz, fiquei emocionado, foi uma honra estar aqui pela primeira vez e espero estar todos os anos agora.

HT - Arlindo Cruz, o que você tem a nos dizer sobre "Batuques do meu lugar"?

Arlindo Cruz - "Batuques do meu lugar" foi talvez o maior DVD que eu fiz. Foi um DVD em que eu mostrei muitas coisas, pesquisas de influência do meu samba no Brasil inteiro e muitas histórias do meu Rio de Janeiro, Do meu Império Serrano. Madureira é batuques do meu lugar. 

HT - O que vocês têm a nos dizer sobre o Espaço Cultural Arlindo Cruz?

Arlindo Cruz - É um espaço em que a gente ajuda as crianças proporciona aulas de música. É muito bacana ver as crianças aprendendo, estudando, fazendo teatro. A gente abre espaço para quem quiser: artista, profissional, professor, que quiser iniciar um trabalho de catequese vamos dizer assim né? De ensinamento de qualquer área técnica. Estamos abrindo uma biblioteca em anexo e fazendo os jovens crescerem com cultura. Quem quiser ajudar pode procurar lá o Espaço Arlindo Cruz que que a gente está recebendo com carinho todas as boas idéias.

HT - Quais são os próximos passo da carreira de vocês?

Arlindo Cruz - O projeto pagode dois arlindos, que que a gente está lançando o CD no qual pai e filho cantam juntos e se divertem no palco. Fazemos uma grande roda de samba pelos palcos do Brasil. 

 

[email protected]