ASSINE
search button

Vogue Brasil usa imagem inspirada em obra de Adriana Varejão e artista não gosta…

Edição brasileira da revista de moda não pediu autorização a artista plástica carioca

Compartilhar

A capa da edição de julho da Vogue Brasil mal chegou às bancas e está dando o que falar. O motivo? A foto estampada na capa claramente buscou inspiração em uma obra da artista plástica Adriana Varejão, uma das pinturas da sua série de “Saunas”.

A artista carioca, ao se deparar com a capa, postou sua indignação no Instagram, afirmando: “essa revista copiou minha pintura e fez gato e sapato dela sem o menor pudor, falta de respeito!”.

A Vogue, na própria rede social, respondeu a artista que “em nenhum momento ignorou a inspiração que motivou o cenário da capa. Publicamos uma foto da sua obra na revista, inclusive, você não deve ter visto. Temos grande admiração por seu trabalho, a revista sempre prestigiou sua obra e a intenção aqui foi fazer uma homenagem – devidamente explicada e creditada.”

Com essa resposta, Adriana encerrou a discussão em sua página, afirmando não ter visto a revista em mãos ainda para saber que estava mencionada no interior da publicação. Ainda assim, a pintora não escondeu sua insatisfação com o fato de não ter sido procurada pela revista para autorizar o uso da imagem.

[email protected]