ASSINE
search button

Com Rodrigo Santoro, Carlos Saldanha começa a rodar 'Rio, eu te amo'

Diretor deu pausa na produção de 'Rio 2' para filmar no Theatro Municipal, nesta semana

Compartilhar

Há uma semana, Carlos Saldanha fez uma pausa rápida no processo de produção de 'Rio 2', desligou seu computador e deu adeus à Praia de Ipanema modelada na tela para ser recebido pela praia de Ipanema de verdade, em sua cidade querida. A estadia do diretor por aqui vai durar só mais uma semana, o tempo necessário para rodar o curta que marca a sua participação no filme 'Rio, eu te amo'.

Saldanha é o primeiro dos 11 diretores envolvidos no projeto a gritar 'ação' e convidou Bruna Linzmeyer e Rodrigo Santoro para serem os protagonistas da história de amor entre dois bailarinos cariocas no imponente Theatro Municipal. Na tarde desta segunda-feira (5), os atores e o diretor estão reunidos com toda a equipe do longa nas dependências do Municipal: no camarim, estão rolando testes de maquiagem e figurino e no palco, os últimos ensaios com os bailarinos Diogo de Lima e Cassi Abranches antes do início das filmagens, que rolam nesta terça e quarta-feiras. "O universo da dança sempre me fascinou, é repleto de precisão e comprometimento. Nunca dancei de fato, mas o ator trabalha um pouco com o corpo também. Como vai ser interpretar um bailarino nós só vamos saber amanhã. Além da dança, o curta é, acima de tudo, uma história de amor nesse templo que é o Municipal", contou Rodrigo, na coletiva de imprensa montada nesta manhã, no subsolo do Theatro que encanta Saldanha desde sempre.

"Mais do que qualquer outra região, o centro é muito marcante para mim. A arquitetura, a história, a cidade começou aqui. Queria muito ter incluído o Municipal em 'Rio', mas é impossível modelá-lo no computador para criar o desenho, então estou realizando um sonho de filmar cada detalhe", disse o diretor. 

Atualmente se dividindo entre Los Angeles e o Rio de Janeiro, Santoro elegeu a interação entre a cidade e a natureza como seu ponto preferido na capital carioca. "O Rio te abraça. A melhor coisa é entrar em um avião e saber que estou indo para casa e que essa casa é o Rio", derreteu-se o ator. Já Bruna, uma carioca de Santa Catarina, foi conquistada pela nossa gostosura, "a gostosura de falar, ir à praia e viver", pontuou a atriz, que, se fosse dirigir um dos curtas do projeto, filmaria na praia de Grumari que ama ou, melhor ainda, criaria uma história de amor no meio das manifestações que estão tomando conta da cidade.

Roberta Rodrigues chegou um pouquinho atrasada ao encontro com a imprensa, vinda diretamente do Vidigal, que será o cenário do curta do diretor sul-coreano Im Sang-soo. "Eu dei a sorte de ter nascido no morro do Vidigal. Viajei de férias para a Europa recentemente e eu só pensava em voltar ao Rio pelas pessoas, a nossa energia é única - e não estou falando isso só porque sou daqui. É como se existisse um bichinho que nos picasse e nos deixasse doente pela cidade", declarou-se a atriz, que começa a rodar o curta de Sang-soo com Tonico Ferreira ainda nesta semana. Como bem pontuou o ator, "é uma omissão sexual e afetiva não amar o Rio". Se o ator pudesse fazer um curta sobre a cidade para ser incluído no longa 'Rio, eu te amo', ressaltaria a democratização da cidade, especialmente do centro. "Mas não poderia fazer um curta porque sou muito avantajado sexualmente, sabe? Teria que ser um longa", brincou.

Apesar das curtas visitas, o diretor sul-coreano já conseguiu captar a essência da Cidade Maravilhosa. "Não sei muita coisa sobre o Rio. Conheci a cidade ainda quando criança, quando vi um filme francês ambientado aqui; a boate mais animada de Seoul se chama 'Copacabana' e eu já visitei a cidade três vezes durante os festivais de cinema. Durante um deles, fui conhecer uma sala de cinema montada no Vidigal e me apaixonei, pensei na hora que precisava filmar algo lá. Chegou a hora", contou o diretor. "Já fui a várias cidades ao redor do mundo por conta dos festivais de cinema. Eles são muito sofisticados e me recebem sempre muito bem, mas eu nunca me sinto tão confortável quanto quando estou em Mumbai ou no Rio", finalizou. 

A versão carioca da franquia 'Cities of love', que já conta com 'New York, I love you' e 'Paris, je t'aime', começa a virar realidade sete anos depois que Dan Klabin, da Empyrean Filmes, pensou em incluir o Rio na lista de cidades apaixonantes. "Ouso dizer que esta será a terceira e melhor franquia", derreteu-se Leonardo Monteiro de Barros, da Conspiração Filmes. O projeto está se tornando realidade graças a uma parceria da Empyrean com a Bossa Nova Filmes e a Conspiração na produção, a Warner Films na distribuição para a América Latina e a WestEnd Films nas vendas internacionais, além de uma extensa lista de patrocinadores, que também apoiam "o movimento de amor pela cidade" #RioEuTeAmo, que, desde outubro de 2012, realiza diversas declarações de amor para o Rio em forma de ações de cunho comunitário, esportivo, cultural e de entretenimento e lazer. "Financiar esse filme foi difícil porque precisávamos chegar nas marcas e mostrar que participar dele seria ao mesmo tempo um investimento no marketing institucional e no publicitário. As marcas estão aprendendo a fazer cinema como o mercado americano, investindo tanto no lado instituicional quanto no lançamento de produtos", pontuou Denise Gomes, da Bossa Nova Filmes. 

Após os segmentos de Saldanha e Sang-soo, os outros curtas (que serão reunidos e ligados por Vicente Amorim para dar origem ao longa) serão rodados em vários pontos diferentes da cidade. No final de agosto, será a vez o do australiano Stephan Elliott filmar no Pão de Açúcar, da libanesa Nadine Labaki na Gamboa e de Fernando Meirelles em Copacabana. O cronograma de gravações termina em outubro, quando o mexicano Guillermo Arriaga irá à Santa Teresa, José Padilha, à Pedra Bonita e Andrucha Waddington ao centro da cidade. Mais dois diretores gringos serão incluídos no projeto e participarão do segmento rodado em outubro, mas seus nomes ainda estão sendo mantidos sob segredo - por pouco tempo

[email protected]