ASSINE
search button

'Balacobaco': novela cumpre parte de sua missão, mas termina devendo no Ibope

Trama de Gisele Joras deixa para trás fantasma de 'Máscaras' com bons tipos vilanescos

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

Quando estreou, em outubro de 2012, 'Balacobaco' tinha uma missão dupla (e muito árdua). Deixar para trás toda a repercussão negativa gerada por 'Máscaras', de Lauro César Muniz, além de trazer de volta às estatísticas da Record os dois dígitos no Ibope, marca básica dos áureos tempos da retomada da teledramaturgia na emissora, de 2004 para cá. Das duas missões, uma foi cumprida, pelo menos.

A trama de Gisele Joras, mesmo não causando muito barulho, fez jus a sua proposta de divertir sem agredir a inteligência do telespectador. Colorida e com forte apelo popular, 'Balacobaco' conseguiu esconder o fantasma que assombrou a Record ano passado, com a recepção negativa pesada que teve 'Máscaras'. Se não foi um fenômeno de público, conseguiu entreter com tipos bem construídos, como o vilão Norberto (Bruno Ferrari) e as irmãs malvadas + atrapalhadas Diva (Bárbara Borges) e Dóris (Roberta Gualda). 

No entanto, o Ibope final da novela não difere muito do conquistado por sua antecessora: a média de 'Balacobaco', cujo último capítulo vai ao ar hoje (20), deve fechar em torno de 7 pontos. 'Máscaras', vejam só, obteve média geral de 6 pontos. 

Sendo assim, caberá ao remake de 'Dona Xepa', de Gustavo Reiz, que estreia amanhã, segurar o bastão para tentar recuperar a audiência da teledramaturgia da casa, hoje mais forte quando se trata de suas minisséries bíblicas do que de suas novelas.

Colaborou Beatriz Medeiros

[email protected]