ASSINE
search button

Com o fim do ‘Casseta’ e ‘Aventuras do Didi’, qual é o futuro do humor na Globo?

Emissora carioca divulgou que os dois programas saem do ar em 2013

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

Na tarde de ontem (29), a Rede Globo anunciou que os programas ‘Casseta & Planeta Vai Fundo’ e ‘Aventuras do Didi’ sairão do ar em 2013. Segundo o comunicado oficial enviado à imprensa, o último episódio de ‘Aventuras’ será exibido no dia 3 de fevereiro, enquanto o ‘Casseta’ se encerra ainda neste ano.

O fim dos dois programas já era previsto há algum tempo, por conta da saturação de seus formatos e do mau desempenho de ambos no que diz respeito à audiência. O ‘Casseta & Planeta Vai Fundo’, uma reformulação do antigo ‘Casseta & Planeta’, poderia ter trazido um frescor às noites de sexta-feira, mas não foi o que aconteceu. Depois de apenas duas temporadas, o projeto  que contava com parte do elenco original da atração e novos colaboradores (a ex-BBB Maria Melilo e os atores Miá Mello e Gustavo Mendes) não emplacou, definitivamente.

Já o ‘Aventuras do Didi’, exibido aos domingos à tarde, substituiu a ‘Turma do Didi’ - que existia desde 1998 -, em 2010. A partir de então, a trupe comandada por Renato Aragão fez um trabalho parecido com o que tem realizado há 14 anos, de humor voltado para a faixa etária infantil. O público cansou da atração e o motivo parece claro: aos domingos, na hora do almoço, quando as famílias se reúnem para ver TV, a maioria delas não deseja assistir a um programa direcionado às crianças, e sim algo que entretenha também os jovens, adultos e idosos - papel que o programa não consegue cumprir.

Com o cancelamento dos dois programas, a fatia humorística da Rede Globo contará apenas com os ótimos 'Tapas e beijos', exibido nas noites de terça-feira, ‘A Grande Família’, exibido às quintas-feiras , e ‘Caras de Pau’, dominical vespertino protagonizado por Marcius Melhem e Leandro Hassum. O elenco do ‘Casseta’ e Renato Aragão continuarão como contratados, mas sem previsão de quando voltam a trabalhar. Já houve rumores de que a emissora carioca estaria fazendo negociações com o ator Marcelo Adnet, um dos queridinhos do momento, atualmente contratado da MTV. Marcelo negou.

Já está mais do que provado que o humor é importante para a programação de qualquer canal de TV aberta. Não se sabe ainda no que a Globo deve investir no próximo ano, no entanto programas como o ‘Esquenta!’, que volta a ser exibido em dezembro e não é necessariamente humorístico, mas leva alegria para a casa dos telespectadores, funcionam. Seriados, como os memoráveis ‘Os Normais’ e ‘Sai de Baixo’, também. Há, por outro lado, o improviso, do qual figuras como Adnet, Tatá Werneck, Paulo Gustavo, Fernando Caruso e outros, entendem muito bem. Faltar humor é que não pode - e audiência também não. A gente espera para ver por qual(is) diretriz(es) a Globo vai optar.

[email protected]