ASSINE
search button

HT na SPFW - Ronaldo Fraga: estilista dos nossos sonhos (e da indústria também)

Mineiro mergulha no universo Paulo Marques de Oliveira, que transgride o sentido da razão

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

Acompanhamos há anos o trabalho de mestre Ronaldo Fraga. Sim, nosso mestre da arte de fazer moda. E em meio a uma mudança geral nessa temporada de moda da São Paulo Fashion Week, na qual o Calendário Oficial da Moda Brasileira foi reajustado para dar ênfase à cadeia produtiva, nada melhor do que a gente ressaltar aqui a genialidade de Ronaldo em fazer a bela e essencial simbiose entre o conceito e o comercial em uma passarela de moda.

Com uma assinatura extremamente autoral em todas as suas coleções, ao longo de sua história como estilista, Ronaldo sempre foi um ícone da criação, sempre investindo na poesia e no lirismo como ganchos para transformar a moda em plataforma paralela à realidade, mas sempre dialogando conosco, seres da Humanidade. Quem não se lembra da homenagem a Noel Rosa, de sua pesquisa profunda nas águas do Rio São Francisco (coleção que se tornou exposição em seguida), da viagem da Disney ao México de Frida Kahlo? Ele, Ronaldo, sempre nos propôs uma via de pensamento inovadora, um caminho possível mas que não obrigatoriamente conhecemos. Um estilista real, mas feito de sonhos.

No entanto, mesmo em seus sonhos mais densos, Ronaldo nunca abandonou sua verve empreendedora, o que sempre o colocou, de certa forma, em um patamar, se não superior, pelo menos especial, em relação aos demais de sua classe. Sua força diante do Minas Trend Preview, evento em que ocupou o cargo de diretor criativo por muitas temporadas, demonstrava sua visão sobre lançamento de tendências de mãos dadas com o setor comercial, um passo à frente das convencionais semanas de moda.

Ronaldo, além de suas coleções tradicionais, exibidas a cada temporada nas passarelas mais importantes do país, é dono da grife infantil Ronaldo Fraga Para Filhotes, já foi parceiro da Tok & Stok, colocando nas prateleiras da grande rede de lojas pratos, canecas e tijelas assinados por ele. Também já fez parceria com a marca de goma de mascar Chiclets (assinando bolsas e almofadas), estampas para as fraldas Pampers e até estilizou latas de leite condensado Moça. Uma variedade de frentes que confirma o que o mineiro sempre ratificou: o mercado de moda tem mil e uma possibilidades de potencialidade e o estilista de moda deve ser reconhecido como um designer, seja ligado à arquitetura, às artes plásticas ou à criação de peças de roupa. 

Assim, Ronaldo Fraga pode ser encarado como um estilista que sempre pregou a modernidade em sua função, com a capacidade de criar, dar autenticidade e personalidade às suas obras, mas sem esquecer uma máxima que ele mesmo, certa vez criou: "Os valores mudaram, as formas de vender mudaram. Mudou não só o jeito de se relacionar com o produto, mas o produto em si", disse, durante a abertura da edição Inverno 2012 do Minas Trend Preview, em agosto de 2011, o estilista dos nossos sonhos (e da indústria da moda também). A expressão do sentimento da própria personalidade, sempre à frente, desde à criação até a produção. Este é o mineiro Ronaldo Fraga.

[email protected]