ASSINE
search button

#OiOiOi: Na TV e no Twitter, 'Avenida Brasil' é um sucesso (e trending topic)

Agitação causada pela novela em nossas timelines, mostra o poder da interseção das mídias

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

A cena se repete de segunda a sábado, desde março: de frente para a TV, assim que os âncoras do 'Jornal Nacional' desejam boa noite, o computador e/ou o celular ficam ao alcance das mãos. Na tela, o Twitter está aberto. Desde o primeiro capítulo, 'Avenida Brasil' se transformou em um fenômeno que vai muito além de 140 caracteres. 

A revolucionária trama de João Emanuel Carneiro não está marcando uma época só na história da teledramaturgia brasileira, mas também nos recordes dos índices de audiência da TV (no capítulo dessa segunda-feira (8), quando a tão aguardada descoberta das mentiras de Carminha (Adriana Esteves) pela família de Tufão (Murilo Benício) aconteceu, o folhetim bateu todos os índices anteriores e chegou a ter 52 pontos de pico no Ibope) e da importância da opinião do público na internet. 

A expressão 'Oi oi oi', retirada da contagiante música-tema da abertura da novela, certamente já está na lista de mais usadas do ano dentro e fora do Twitter. Aliás, assim que o público sentiu o poder de 'Avenida Brasil', foi organizado um 'twittaço' tendo como alvo Aguinaldo Silva, autor da novela exibida anteriormente no horário das 21h, 'Fina estampa', que, apesar de ser twitteiro assíduo, nunca teceu comentários extensos sobre o folhetim. Ao contrário de Walcyr Carrasco, que não cansa de elogiar o jovem talento da teledramaturgia nacional. "Como autor, admiro muito o João Emanuel Carneiro. É impossível tirar os olhos de 'Avenida Brasil'. João é o mestre dos ganchos. 'Avenida Brasil' é super bem escrita", twittou o autor, no fatídico sábado (6) em que a vilã foi desmascarada.

Falando em Trending Topics, ranking de termos mais usados do Twitter que é atualizado a cada segundo, só no capítulo de ontem, nada menos que oito (nós dissemos oi-to) termos relacionados à "Avenida Brasil' foram parar nos TTs brasileiros durante sua exibição. Coincidência ou não, no mesmo dia em que a novela conseguiu bater seu recorde de audiência. Daqui a pouco, é melhor que as emissoras passem a medir não só a audiência, mas também a relevância e poder que seus programas têm de conquistar o público através da rede social dos 140 caracteres que, veja só, já foi considerada irrelevante tempos atrás...

[email protected]