ASSINE
search button

Arte brasileira em NY: Bel Borba arrasa nas ruas e no New York Times

Artista plástico baiano faz intervenção na cidade norte-americana. Ainda vem por aí um documentário

Compartilhar

Confira também o nosso blog

O soteropolitano Bel Borba é conhecido como "Picasso do Povo", já que, com seus mosaicos, inspirados no trabalho do artista espanhol, adorna muros, túneis e encostas de cidades. Depois de já ter exposto em muitos lugares no Brasil, Bel chegou a Nova York de mala e cuia, passou um mês por lá, e desenvolveu uma intervenção artística pela Big Apple. Conclusão: ganhou matéria no jornal The New York Times.

Chamado Diário, o projeto do baiano, que está em exibição pública desde 14 de setembro e fica exposto até 14 de outubro, faz parte do festival internacional multimídia Crossing The Line, do French Institute Alliance Française (FIAF), em parceria com o Times Square Alliance e do Hemispheric Institute for Performance & Politics. As obras, produzidas com materiais de reciclagem, poderão ser observadas em diversos lugares da cidade. “Poucas vezes na minha vida eu tive uma oportunidade como essa”, disse Bel, ao The New York Times. “Eu não sei se vou encontrar outra cidade com essa variedade, não só de etnias, mas de bairros, que mudam de uma esquina para outra. Em um lado, há caribenhos, em outro, judeus, e eu gosto disso, me alimento disso”, concluiu.

As intervenções de Bel vão ser mostradas no documentário Bel Borba Aqui: Um Homem e Uma Cidade, filmado pelos cineastas Burt Sun e André Costantini, que será lançado em Nova York no dia 3 de outubro, durante o Film Forum, pela produtora americana Abramorama. Depois disso, o filme segue em lançamento nacional por outras cidades norte-americanas. Além do longa-metragem de 95 minutos, um curta que Borba produziu, junto de dois colaboradores, será exibido todas as noites, durante um mês, na Times Square, a partir do dia 1º de outubro. 

[email protected]