Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Heloisa Tolipan

www.heloisatolipan.com.br

'The Voice Brasil' estreia com talentos de alto nível e emoção em baixa!

Reality dá seu pontapé inicial com a voz como protagonista e histórias de vida como coadjuvantes

Por Pedro Willmersdorf

Confira também o nosso blog.

Como estratégia, o 'The Voice Brasil' veio para preencher uma faixa da programação dominical que, há tempos, carece de novidades. E, neste ponto, conseguiu cumprir seu papel, arejando a grade da TV aberta com um reality cujo formato, muito bem arquitetado originalmente na Holanda e popularizado nos EUA, valoriza todo o processo de formação de um ídolo, da voz bruta ao estrelato, passando pelo treinamento e tutela de grandes nomes da música. Os números de audiência confirmam que a novidade fez bem ao telespectador. Mas, em sua essência, o que promete a estreia do 'The Voice'?

Talentos acima da média do que estamos acostumados a ver em programas de calouros e no rival 'Ídolos': esta é a grande promessa da atração da Globo, cuja edição muito bem feita (como de praxe nos reality shows da emissora) deu força aos candidatos, deixando de lado o humor típico do programa da Record, recurso explícito tanto nos cantores quanto nos jurados do 'Ídolos'.

No 'The Voice', a emoção é elemento secundário: Lulu Santos, Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Daniel (os quatro, aliás, muito bem afinados com o discurso do reality) estão ali em uma missão e seu comportamento, direto e racional, traduz muito bem a jornada proposta pelo programa, em busca da grande voz do Brasil.

Mais modesto que a versão americana, o projeto brasileiro ganhou a apresentação discreta de Tiago Leifert, menos carismático que Rodrigo Faro ou Marcos Mion, mas objetivo na medida certa, inclusive se emocionando ao lado dos familiares dos candidatos, nos raros momentos em que o programa deu vazão a sentimentos. Nem mesmo o momento final do primeiro episódio, que contou com a participação de Yuri, um indígena saído do Centro-Oeste do país (e não-selecionado por qualquer um dos quatro jurados), arrepiou tanto quanto outros momentos em que a voz foi protagonista, como no caso de Elen e Alma, duas cantoras que conquistaram o corpo do júri.

Lulu Santos, Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Daniel: com bom humor e argumentos afinados, jurados começaram bem a jornada em busca da grande voz do Brasil, na versão global do 'The Voice'
Lulu Santos, Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Daniel: com bom humor e argumentos afinados, jurados começaram bem a jornada em busca da grande voz do Brasil, na versão global do 'The Voice'

Com o 'The Voice', parece que a emoção, na verdade, não será protagonista, muito menos coadjuvante. A emoção sairá do lugar-comum das histórias de vida e superações para se confortar simplesmente na voz de cada um dos participantes. Talvez seja essa a tão delicada diferença entre este formato comprado pela Globo e o de 'Ídolos'. Uma estreia promissora.

colunaheloisatolipan@gmail.com

Tags: carlinhos brown, claudia leitte, Daniel, globo, heloisa tolipan, lulu santos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.