ASSINE
search button

Há vida após Valéria: Adelaide '50 centarro' bomba o 'Zorra Total'!

Personagem de Rodrigo Sant'anna provoca risos e atrai audiência para o programa da Globo

Compartilhar

Confira também o nosso blog

Se havia dúvidas sobre o talento e potencial criativo de Rodrigo Sant'anna, nenhuma permaneceu depois da estreia de Adelaide, sua nova personagem no 'Zorra Total', da Rede Globo. O ator estourou no programa em 2011 interpretando Valéria, uma figura inesquecível, principalmente pelo bordão "Ai, como eu tô bandida", e acertou mais uma vez quando, em maio deste ano, trouxe Adelaide para alegrar as nossas noites de sábado. Ela é, definitivamente, "a cara da riqueza".

Rodrigo já conversou com a coluna enquanto a popularidade de Valéria estava no auge. Na entrevista, em julho de 2011, declarou: "Eu preciso me preocupar com o feedback do público para não deixar que o tom de novidade suma e a sinceridade do personagem se perca, por mais que a história dela já seja conhecida. Acho que esse é o principal no trabalho de um ator". Talvez esse seja o maior talento desse rapaz de 31 anos: se reinventar. Inspirado em pessoas que o cercaram durante toda a sua história, boa parte vivida no Morro dos Macacos e no bairro de Quintino, no subúrbio do Rio de Janeiro, Rodrigo cria - e recria, com surpresas a cada programa - personagens tão verossímeis que provocam uma identificação imediata com o telespectador. 

Adelaide é aquela pessoa que vemos todos os dias nas ruas, ônibus e metrôs. A personagem é pedinte, provavelmente moradora de uma comunidade carente, "amasiada", mãe de filhos (uma das crianças se chama Britney Spears, em homenagem à cantora) os quais não tem dinheiro o suficiente para sustentar e que, por isso, se vê obrigada a pedir alguns "centarros" aos mais abastados para ajudar nas despesas. Rodrigo, inteligentemente, inseriu na personagem características contemporâneas: Adelaide faz parte de uma classe em ascensão (a tão falada nova classe C) - tem tablet e celular, e maneja muito bem seus gadgets, o que a torna mais engraçada. Para melhorar, ela ainda aceita esmolas no débito e crédito. Tem como não rir?

Poucos atores dessa nova geração de humoristas sabem fazer graça com tanta propriedade e sensibilidade. Rodrigo capta trejeitos miúdos, jeitinhos de falar, expressões e constrói personagens redondos. Não falta nada em Adelaide (assim como não falta em Valéria), das roupas ao modo como ela fala, a personagem reúne todas as características de quem Rodrigo pretende retratar. E dá gosto de assistir. Maurício Sherman, diretor do 'Zorra Total', que já revelou talentos como Katiuscia Canoro e Thalita Carauta, deve agradecer todos os dias por ter convidado Rodrigo para participar da atração. A aposta deu certo e o 'Zorra' tem reconquistado a audiência escassa dos sábados à noite.

Obrigada por Valéria, Adelaide e pelo que ainda está por vir, Rodrigo. A gente só quer que 'Deus te dê tudo de muito bom', que 'Ele ilumine cada canto dos seus caminhos' e que 'te dê em dobro' todas as risadas que você nos dá! Vida longa à sua criatividade!

[email protected]