ASSINE
search button

#Day 4 do Rio das Ostras Jazz & Blues: a noite de Billy Cobham e David Sanborn

Ainda no line up, Roy Rogers, Cama de Gato, Armand Saball-Leco, Michael Hill e Artur Menezes

Compartilhar

Confira também nosso blog

E o público que pegou a estrada nesse feriadão e tomou o rumo de Rio das Ostras se fartou de jazz e blues. A 10ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues, maior festival gratuito de jazz e blues – que já integrou o ranking da DownBeat como um dos dez maiores festivais de jazz e blues, gratuitos, do mundo – trouxe performances inéditas em seus palcos de feras como o pianista Kenny Barron, o saxofonista David Sanborn, o guitarrista Duke Rubillard, o baterista Billy Cobham, o baixista camaronês Armand Sabal-Lecco e os brasileiros Maurício Einhorn, Hélio Delmiro e o grupo Cama de Gato.

Confira as fotos de Vinicius Pereira:

Até hoje à noite (domingo) serão oitocentas horas de shows, mais de 60 horas de música, além de workshops. As apresentações estão sendo realizadas na Praça de São Pedro, Lagoa do Iriry, Praia da Tartaruga e Costazul.

A noite de sábado contou com a participação do baterista Billy Cobham, ex-integrante da banda de Miles Davis. A sua biografia diz que, desde sua descoberta no início dos anos 1970 como um membro fundador da famosa Mahavishnu Orchestra, o baterista manteve-se "um incansável explorador musical". É um dos maiores e mais influentes bateristas do mundo. Panamenho, criado em NYC e residente há 25 anos em Zurich, Cobham tem mais de 35 discos gravados como líder e mais de 200 participações em outros CDs dos mais diversos artistas.

Depois foi a vez do saxofonista David Sanborn. O fera tem no currículo 24 álbuns, ganhou 6 prêmios Grammy, e teve 8 álbuns de ouro e 1 disco de platina. A sua praia é a mistura do pop instrumental, R&B e jazz. Já tocou com Albert King e Little Milton. Depois de viajar para a Califórnia, se juntou a Butterfield Blues Band e tocou em Woodstock com Paul Butterfield. Através dos anos, Dave trabalhou com Stevie Wonder, Rolling Stones, David Bowie, Gil Evans, Paul Simon, James Taylor e Eric Clapton, entre outros.

Já o guitarrista Roy Rogers é considerado um dos melhores de slide tocando hoje. Tem oito indicações ao Grammy como produtor e intérprete, e é também um produtor internacionalmente aclamado, tendo produzido gravações para John Lee Hooker e Ramblin 'Jack Elliott. Ele recebeu várias homenagens por suas composições (indicação ao Grammy de "Canção para Jessica", indicação ao Grammy de Bonnie Raitt para Melhor Vocal de Rock Feminino em 'Gnawin' On It, que ele co-escreveu), bem como o seu trabalho em trilhas sonoras de filmes e televisão. Seu mais recente lançamento, Split Decision (2009), é a sua primeira gravação em estúdio com sua banda, The Delta Rhythm Kings.

O brasileiríssimo grupo instrumental Cama de Gato foi fundado em 1985 pelos músicos Pascoal Meirelles (bateria) e Mauro Senise (sax e flauta).  O Cama de Gato faz turnês pela Europa e pelo Brasil, já tendo se apresentado no famoso Town Hall em Nova York. Também fez três apresentações memoráveis no Free Jazz, no festival de jazz de Aruba, no Caribe, no Malta Jazz Festival, na ilha de Malta e no Jazz at Juan, em Juan les Pins, na França. Outra atividade paralela do Cama de Gato são os workshops. Em cada cidade, uma legião de músicos locais e de estudantes procura o grupo a fim de conhecer o processo de criação e os métodos musicais usados pelo grupo. Em 2004, o grupo fez turnê pela América Latina, obtendo imenso sucesso de público e de crítica. Em Quito, no Equador, lotou o Teatro Nacional, o principal da cidade, com capacidade para 2.500 pessoas. Em 2005, foram aclamados em dois festivais internacionais: o da ilha de Malta e o de Juan les Pins, na França. O Cama de Gato é formado por Jota Moraes (teclados), Mauro Senise (sax e flauta), Pascoal Meirelles (bateria), André Neiva (baixo) e Mingo Araújo (percussão).

[email protected]