ASSINE
search button

Quero ser Suelen! O 'periguetismo' está na moda?

No Fashion Rio, procuramos a resposta para a febre da personagem de 'Avenida Brasil'

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

Blusa curtinha deixando a barriga de fora, leggings extravagantes e uma correntinha dourada na cintura. A gente acha que nenhuma periguete da vida real tem coragem de sair vestida assim, só mesmo a Suelen de Avenida Brasil, que é só sucesso pelas ruas do Divino. 

Nos corredores do Fashion Rio, as saias longas cobriam as pernas e podiam até fazer os desavisados pensarem que a moda não é território de periguetismo. Então, o que dizer sobre os shorts e saias curtinhos e a nova mania fashion, a discreta-às-vezes-nem-tanto faixa do abdômen aparecendo entre o top e a saia/calça? Ninguém resiste ao periguetismo, nem que seja um pouquinho. Será que o sucesso de Suelen também tem reflexo nessa onda fashion mais ousada?

Jorge Wakabara, editor chefe do site de Lilian Pacce, acha que a personagem de Ísis Valverde deu às periguetes a liberdade de se assumirem com menos preconceito, mas sem grandes reflexos na moda. "No Brasil, faltam estilistas que observem e levem esses movimentos periféricos à passarela, como já foi feito com o hip hop nos Estados Unidos. Enquanto um designer não transformar esse periguetismo em uma coisa legal, em um desfile, o preconceito ainda vai existir", acredita. 

O estudante Luciano Almeida bate palmas para toda a discussão em torno de Suelen. "A personagem pôs as periguetes em pauta e, agora, elas são enxergadas além daquele estereótipo preconceituoso. É uma forma de humanizá-las", opina. 

Mas nem todo mundo consegue enxergar as Suelens da vida real com bons olhos. Ágatha Copetti, de 25 anos, acha "horrível" o modo de se vestir da classe. "As roupas delas são muito curtas e vulgares. Eu estou usando um short curto, mas estou na moda!", garante a moça, que completou o look com uma camisa transparente e decote generoso. 

Talvez os corredores da semana de moda carioca não sejam o melhor lugar para procurar seguidoras de Suelen (até porque o ar condicionado das tendas é bem potente), mas Juliana Perez acredita que a personagem pode multiplicar a quantidade de periguetes nas ruas. "A TV é um veículo de comunicação que tem muita força e pode, sim, influenciar meninas que veem a Suelen como modelo. É fácil gerar identificação e fazer com que o público queira ser igual à ela", acredita. 

Com ou sem correntinha dourada na cintura, só pedimos uma coisa: se for para ser periguete, nos alegre tanto quanto Suelen, ok?

[email protected]