ASSINE
search button

'David Guetta morreu.' E a credibilidade das redes sociais?

O boato da morte do DJ mantém o pé atrás quanto à divulgação de notícias no Twitter

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

Sabe aquele sermão clássico da infância, que sua mãe dizia quando você fingia se machucar? “Para com isso! Quando for verdade, ninguém vai acreditar!” Pois, mais uma vez, o DJ David Guetta 'morreu' por alguns minutos na internet, na noite de ontem. Um site americano divulgou a morte dele em um acidente de carro, a causa mortis preferida desse tipo de notícia falsa macabra. Jim Carey, Adam Sandler, Kanye West, Britney Spears e, essa semana, Carla Perez também já foram alvos da brincadeirinha de mau gosto. Ainda bem que Guetta é bem humorado e deu fim aos boatos com apenas um tweet: “Stayin’ alive", com direito ao clipe da música dos Bee Gees. O problema é que devem ter vários fãs do DJ ao redor do mundo que ainda não souberam que a notícia era de mentirinha e estão chorando por aí. A prova disso é ter ‘DAVID GUETTA MORREU’ nos Trending Topics brasileiros do Twitter quase 20 horas depois.

Quando o revolucionário microblog apareceu, parecia ser mais uma ferramenta inútil na internet tendo apenas o objetivo de dividir o que se está fazendo com o mundo, mas agora todo mundo já sabe a importância do Twitter para a divulgação de notícias. E os ‘plantadores’ dessas notícias falsas sabem muito bem disso e o usam como arma principal. No mínimo, podemos dizer que prestam um desserviço enorme aos ávidos por novidade, sem falar na desvalorização do Twitter, dando mais motivos para os questionamentos do tipo “você vai acreditar nas redes sociais?”, que já estavam quase extintos por aí.

 Como ‘espalhadores de notícia’ que nós jornalistas somos, sugerimos que quem dá força a esse tipo de boato perca o diploma. Mas se bem que nem o nosso diploma vale tanto assim...

[email protected]