Jornal do Brasil

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014

Heloisa Tolipan

www.heloisatolipan.com.br

'David Guetta morreu.' E a credibilidade das redes sociais?

O boato da morte do DJ mantém o pé atrás quanto à divulgação de notícias no Twitter

Com Pedro Willmersdorf e Beatriz Medeiros

Confira também o nosso blog.

Sabe aquele sermão clássico da infância, que sua mãe dizia quando você fingia se machucar? “Para com isso! Quando for verdade, ninguém vai acreditar!” Pois, mais uma vez, o DJ David Guetta 'morreu' por alguns minutos na internet, na noite de ontem. Um site americano divulgou a morte dele em um acidente de carro, a causa mortis preferida desse tipo de notícia falsa macabra. Jim Carey, Adam Sandler, Kanye West, Britney Spears e, essa semana, Carla Perez também já foram alvos da brincadeirinha de mau gosto. Ainda bem que Guetta é bem humorado e deu fim aos boatos com apenas um tweet: “Stayin’ alive", com direito ao clipe da música dos Bee Gees. O problema é que devem ter vários fãs do DJ ao redor do mundo que ainda não souberam que a notícia era de mentirinha e estão chorando por aí. A prova disso é ter ‘DAVID GUETTA MORREU’ nos Trending Topics brasileiros do Twitter quase 20 horas depois.

Quando o revolucionário microblog apareceu, parecia ser mais uma ferramenta inútil na internet tendo apenas o objetivo de dividir o que se está fazendo com o mundo, mas agora todo mundo já sabe a importância do Twitter para a divulgação de notícias. E os ‘plantadores’ dessas notícias falsas sabem muito bem disso e o usam como arma principal. No mínimo, podemos dizer que prestam um desserviço enorme aos ávidos por novidade, sem falar na desvalorização do Twitter, dando mais motivos para os questionamentos do tipo “você vai acreditar nas redes sociais?”, que já estavam quase extintos por aí.

David Guetta continua vivinho da Silva (ainda bem). Já a confiança no Twitter...
David Guetta continua vivinho da Silva (ainda bem). Já a confiança no Twitter...

 Como ‘espalhadores de notícia’ que nós jornalistas somos, sugerimos que quem dá força a esse tipo de boato perca o diploma. Mas se bem que nem o nosso diploma vale tanto assim...

colunaheloisatolipan@gmail.com

Tags: boato, carla perez, david guetta, diploma, heloisa tolipan, jornalismo, morte, Twitter

Compartilhe:

Comentários

6 comentários
  • Mel Salas, São Roque - SP

    MUUUUUUUUUUUUUITO BOM sério, verdade seja dita, muitos fãs dele que nao sabem que ele tá vivo, devem estar se matando tb. CURTIR MIIIL VEZES!

  • Carlos, Curitiba

    Heloisa, seu "diploma" é a credibilidade, a inteligência, o talento, a honestidade, a competência, o estilo elegante. Que adianta ter "diproma" de faculdade e não ter nada disso? O mesmo vale para todas as profissões, especialmente as jurídicas, onde campeiam juízes, advogados, promotores, burocratas idiotas, cheios de títulos. Já não se dá diplomas até a lulas?

  • Igor Alexandre Dutra e Silva, Porto Alegre

    Primeiro, chorar por alguém que nunca viu na vida, que nem sabe da sua existência, é, pra manter o nível, estupidez!

    Agora, questionar a utilidade das rede sociais? E a imprensa tem credibilidade? Quando a imprensa mente, quem desmente? Nas redes sociais, após apenas alguns minutos de mentira, a desmentira surgiu no próprio Twitter!

    Além disso, a chamada "primavera árabe" e as manifestações em Wall Street e todo o território estadunidense somente foram possíveis através dessas redes.

    Então, antes de criticar as redes sociais, vamos olhar para o que tinhamos antes e para o que temos agora e vamos nos questionar: "- Piorou?"

  • Leitor, London

    Que se dane, nem sei por qual motivo li o que você escreveu também.

  • monique, Recife

    Pior é que as pessoas nem respeitam o tema abordado. Há tempos existe a liberdade de expressão. Boa Heloisa!!
    Deve ter muita gente se lamentando mesmo :/ Eu não acreditei quando falaram da morte Amy. As redes sociais são perfeitas...mas toda perfeição tem seus defeitos.

  • JUNINHO, mogi guaçu

    tem gente que não sabe o que está lendo e inventa tonteira...
    mas ainda bem que ele esta vivo.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.