ASSINE
search button

HT na TV: prestígio dos Emmy Awards coloca em xeque relevância do Oscar?

Editor da coluna analisa a relação dos espectadores com a premiação voltada para TV

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

Não é de hoje que se comenta sobre o crescimento desenfreado de participações de grandes astros de Hollywood em séries de TV norte-americanas. Quebrou-se, já faz um tempinho, a barreira entre a calçada da fama do cinema dos sonhos ianques e a telinha da TV, hoje palco para grandes produções, com a presença ilustre de nomes por trás das câmeras, como Martin Scorsese, tanto quanto à frente delas, como, por exemplo, Kate Winslet, em seu primeiro trabalho feito para a caixinha mágica, a minissérie 'Mildred Pierce', que a agraciou com o Emmy 2011 de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV. E quem viu a emoção com que Kate subiu ao palco para receber a láurea deve entender do que estou falando quando abordo a relevância da TV na atual indústria do entretenimento dos EUA. Lá, a televisão se tornou válvula de escape para um apuro técnico, estético e narrativo, roubando a cena do antigo posto supremo do Grande Cinema.

O Emmy, cuja 63ª cerimônia aconteceu ontem, pode ser considerado um espelho que reflete perfeitamente esta transição de prestígio, que pode não explicitar exatamente um desgaste total do cinema hollywoodiano e do Oscar, sua maior festa, mas exibe a imagem de uma nova relação entre público e produto. Em miúdos, os espectadores demonstram por suas séries favoritas muito mais apego do que em relação aos filmes que mais gostam. As redes sociais, claro, são termômetro para este novo panorama, principalmente se lembrarmos a pasmaceira em torno da última edição do Oscar. Aliás, você lembra quem venceu o último Oscar?

Seja um pequeno boicote pela ausência da série-sensação 'True blood' entre os indicados, a alegria por mais uma vitória de 'Mad men' e 'Modern family' ou então o reconhecimento da grandiosidade de certas atrações, como o épico 'Game of thrones' ou 'Boardwalk Empire', do gênio Scorsese: a diversidade de estilos, nomes e dramaturgias (trindade trabalhada em alto nível de excelência) faz com que as séries americanas se tornem parceiras dos espectadores, desenvolvendo neles o laço de carinho que às vezes falta em relação aos filmes consagrados com a estatueta do Oscar. Mas, sejamos justos, não é só pelo fato de estarem todos os dias em nossas vidas que as produções da TV americana vêm despertando cada vez mais essa fidelização de fãs. A qualidade das mesmas é o principal prêmio que as estrelas do Emmy vêm nos dando, temporada após temporada.

Por Pedro Willmersdorf

[email protected]