ASSINE
search button

Navegando no parque

Um passeio pela exposição Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga

Compartilhar

Na tarde de Sábado resolvemos fazer algo diferente. O intervalo de poucas horas na programação sãopaulofashionweekiana nos permitiu andar um pouquinho dentro do parque do Ibirapuera em direção ao Pavilhão das Culturas Brasileiras, que desde abril abriga a exposição Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga. Os 13 ambientes espalhados pelo segundo andar do Pavilhão são desdobramentos da coleção de Verão 2009, quando o estilista mergulhou de cabeça nas águas do rio que marcou sua infância. 

“Esta exposição é uma declaração de amor ao Rio e à gente que vive em suas margens. Nenhum outro rio desperta tantas emoções quanto o Velho Chico”. É com essas palavras que Ronaldo nos convida a deitar debaixo do cardume de peixes voadores coloridíssimos que recebem os visitantes que sobem a rampa de entrada. 

Passamos pelos gostos dos mercados ribeirinhos, representados por “sacas de grãos” e vestidos de latinhas de peixe em conserva; pela fé e a devoção que envolvem os fiéis no Santuário de Bom Jesus da Lapa até chegarmos nas vozes do Chico, no timbre calmante de Maria Bethânia, recitando o poema Águas e mágoas do Rio São Francisco, de Carlos Drummond de Andrade, que saía do 'coração' dos vestidos que nos chamam para um abraço. 

“Isso tudo aqui emociona tanto que é difícil encontrar palavras para explicar o que se está sentindo. As pessoas lá fora estão muito frias. O olhar do Ronaldo consegue te envolver em um campo tão especial que te faz pensar que as coisas não estão perdidas”, nos confidenciava Jéssica Domingues, com os olhos tão emocionados quanto os nossos – e olha que só tínhamos visto metade da exposição! Mais do que isso, não contamos para não estragar a emoção, mas se você também quiser ser envolvido nas águas do Velho Chico, é só chegar no Pavilhão das Culturas Brasileiras até o dia 26 de junho. Corre!