ASSINE
search button

Fliporto: Christina Oiticica expõe na Casa Brasil, do 'JB'

Compartilhar

A Casa Brasil, braço cultural e de projetos do Jornal do Brasil, participará da Fliporto 2011, com um espaço temático. O local, pelo segundo ano consecutivo, será o Mercado da Ribeira, uma das mais tradicionais edificações de Olinda, que este ano tem, entre seus highlights a exposição “Caminho do Sol Nascente”, da artista carioca Christina Oiticica.

Christina, está em sua terceira interação com a  Casa Brasil, e primeira no Brasil. A primeira foi em Estocolmo, Suécia, em março de 2010, quando mostrou no Hotel Diplomat, a série “Amazônia”, com pinturas deixadas e recuperadas na Floresta Amazônica.  

A segunda interação aconteceu de 23 de maio a 3 de junho deste ano, em Nova York, mais precisamente na sede das Nações Unidas, no Exhibition Hall, onde habitualmente são exibidos os painéis “Guerra e Paz” de Cândido Portinari, ora em restauro no Brasil. Na exposição “Dialogues”, que também teve a participação da artista colombiana Geneviève Maquinay, Christina mostrou trabalhos oriundos de duas expedições: a Kumano (Japão) e Santiago de Compostela (Espanha). O conjunto recebeu o título de “Caminhos do Sol Nascente e do Sol Poente”. Durante a abertura, que teve significativo público, o curador da Fliporto, Antônio Campos lançou e autografou seu recente livro: Diálogos no Mundo Contemporâneo, em edição bilíngue (português e inglês).

Caminho do Sol Nascente

Face ao foco da Fliporto na cultura oriental, Christina apresentará a série que foi fruto de sua expedição, em 2009, ao Caminho Sagrado de Kumano Kodo no Japão, considerado sagrado para os taoístas e budistas, tal como o Caminho de Santiago é para os cristãos. Naquele ano, pintou 15 telas inspiradas no artista japonês Ito Jakuchu (1716 – 1800). O trabalho foi desenvolvido ao longo caminho, onde ela enterrou os quadros para que sofressem ação da natureza. 

Em Pernambuco, face ao foco na cultura oriental, serão mostrados trabalhos deixados no Caminho de Kumano. A rota é considerada sagrada para os taoístas e budistas, tal como o Caminho de Santiago é para os cristãos. 

Além da exposição de Christina, foram programados lançamentos literários, debates e palestras de renomados autores.

Programação Casa Brasil na Fliporto: 

>> Sexta-feira (11/11):

19h - Abertura da exposição “Caminho do Sol Nascente” de Christina Oiticica

Em 2009, a artista pintou 15 telas inspiradas no artista japonês Ito Jakuchu (1716 – 1800). O trabalho foi desenvolvido ao longo Caminhode Kumano Kodo, onde ela enterrou os quadros para que sofressem ação da natureza. A rota é considerado sagrada para os taoístas e budistas, tal como o Caminho de Santiago é para os cristãos.

>> Sábado (12/11):

16h30 – Projeção do vídeo "Caminhos do Sol Nascente e do Sol Poente"

18h00 – Bate-papo com Christina Oiticica. A artista fala sobre seu processo criativo e expedições artísticas pelo mundo. Participação de Patrícia De Luna

19h30 – Lançamento dos livros “Contando a Arte de Christina Oiticica”, de Patícia De Luna e  “A Nuvem e a Duna” de Christina Oiticica, Editora Noovah América

>> Domingo (13/11):

17h30 – Palestra e degustação “Entre Águas: Um apanhado sobre os hábitos gastronômicos dos países Asiáticos e Africanos banhados pelo Mar Mediterrâneo e a influência na cultura do ocidente e na culiária do Nordeste”, de Fernanda Cademartori, chef e consultora de gastronomia

19h - Palestra “A influência Oriental e Moura no Nordeste do Brasil”

Com Prof. Dr. Tomás Lapa, professor de história da arquitetura e Gilberto Freyre Neto, coordenador da Fundação Gilberto Freyre.

O objetivo é explorar os traços herdados na cultura brasileira da arquitetura, sistema de ataque e defesa, contos, mitos e tradições provenientes do Oriente Médio.

>> Segunda-feira (14/11):

17h30h - Palestra “A espiritualidade oriental”. Com Prof. Dr. Marcelo Pelizzoli (filosofia) e Prof. Dr. Aurino Lima e psicólogo e professor da UFPE

19h - Palestra sobre “Tenchi Tessen: entre o céu e a terra”. Com o Mestre Otto Neueschwander, do Centro Cultural Georges Stobbaerts. Apresentação da arte da arte gestual criada pelo Mestre Georges Stobbaerts a partir de influências da mitologia indiana, das artes marciais, do Kerala (sul da índia), dos sufis marroquinos e andaluzes, das danças indus e principalmente das disciplinas tradicionais do Budo do Japão.

>> Terça-feira (15/11):

16h/18h00 – Debate "A Herança das Artes Performáticas Orientais no Nordeste do Brasil"

Palestrantes a confirmar