ASSINE
search button

"Melhores jovens escritores", da revista 'Granta', vai ter edição brasileira

Compartilhar

A revista Granta em português, publicada no Brasil pelo selo Alfaguarra, da editora Objetiva, anunciou nesta quinta-feira (7) o lançamento da edição Os melhores jovens escritores brasileiros. O projeto dá continuidade à tradicional publicação inglesa Os melhores jovens escritores britânicos, que, desde 1983, publica, a cada década, um exemplar que reúne obras de escritores promissores, como fez com nomes como William Boyd e Salman Rushdie. A previsão é de lançar a edição brasileira em julho do próximo ano, durante a Flip 2012. 

Para compor o livro brasileiro, serão selecionados 20 escritores, com menos de 40 anos, que tenham publicado, ou tenham contrato para publicação de obras de ficção. As inscrições abrem a partir do próximo dia 10 e vão até setembro deste ano. 

O escritor americano Benjamin Moser, autor de Clarice,, biografia de Clarice Lispector, foi escolhido pela Granta para participar da comissão julgadora que vai selecionar os trabalhos. A banca também será composta pelo escritor Cristovão Tezza, Samuel Titan, professor de literatura da USP, Italo Moriconi, crítico e poeta, Isa Pessôa, diretora editorial da Objetiva, Marcelo Ferroni, editor da Alfaguarra e Manuel da Costa Pinto, curador da Flip 2011. 

Editor da Granta inglesa, o jornalista John Freeman, que participará da mesa "No calor da hora", às 10h, sábado (9), na Flip, explicou que o objetivo do projeto da edição Os melhores jovens... é de promover o intercâmbio entre a literatura brasileira e a inglesa.

"Eu imagino que 99,8% dos autores brasileiros não tenham suas obras traduzidas, por isso estamos muito empolgados com esse projeto", afirmou, lembrando que a edição brasileira também será publicada na Inglaterra e na Espanha. "Sem criar essas oportunidades, seria difícil dar visibilidade a novos escritores", completou.

Paralelamente, a Granta e a Alfaguarra aproveitam a Flip 2011 para divulgar o lançamento da edição Os melhores jovens escritores espanhóis em português. O exemplar chegou às livrarias no mês passado. A edição é o volume 7 da Granta em português, revista literária que a editora Objetiva publica no Brasil duas vezes ao ano.