ASSINE
search button

Firmino contra Casemiro e Marcelo: duelo brasileiro antes da Copa

Compartilhar

Marcelo e Casemiro, do Real Madrid, em sua missão defensiva na final da Champions, terão que encontrar maneira de parar o compatriota Roberto Firimino, centroavante do Liverpool, num duelo entre brasileiros que serão companheiros de seleção na Copa do Mundo da Rússia.

Se Marcelo e Casemiro têm lugar cativo na seleção brasileira, a presença de Firmino entre os convocados do Brasil não foi unanimidade no país.

Mas Tite, que já afirmou preferir que não houvesse brasileiros na final da Champions para poder começar o quanto antes a preparação para a Copa com o elenco completo, confia cegamente no atacante do Liverpool.

"É um camisa 10 que aprendeu a jogar como 9", resumiu Tite.

"O Brasil pecou pela falta de alternativas no passado e isso nos custou caro em outras Copas. É por isso que posso usar Coutinho no meio, Willian na ponta, jogando com Firmino e Gabriel Jesus juntos", analisou o técnico da seleção em fevereiro.

Se no Brasil ainda há dúvidas sobre Firmino, no Liverpool elas não existem. É um ídolo, elogiado por sua capacidade de abrir espaços em campo para os companheiros de ataque, o egípcio Mohamed Salah e o senegalês Sadio Mané.

- Elogios de Klopp -

"Mo Salah tem classe internacional, mas não todos os dias. Sadio Mané tem classe internacional, mas não todos os dias. Roberto Firmino tem classe internacional todos os dias", elogiou o técnico do Liverpool, o alemão Jurgen Klopp.

Steven Gerrard, ex-meia do Liverpool e maior ídolo da história do clube, confirma esse depoimento.

"Eu gostaria de ter jogado com ele por mais anos. É um jogador muito inteligente. Ele tem uma grande capacidade para ver as coisas antes dos outros atacantes. Existem jogadores e jogadores de alto nível. Firmino está nesta segunda categoria", afirmou Gerrard.

Firmino, atacante de 26 anos formado pelo Figueirense, mas que deixou o Brasil ainda desconhecido para brilhar na Alemanha, mais precisamente no Hoffenheim a partir de 2010, está no Liverpool desde 2015.

O alagoano anotou 10 gols em 14 jogos na atual edição da Champions, mesmo número que o badalado Salah, que já balançou as redes 44 vezes na temporada, contra 27 de Firmino.

"Sabemos que o Real Madrid é uma grande equipe, com muitos títulos de Champions. Mas uma final é diferente. Eles são favoritos, mas numa partida única vamos dar tudo para que os prognósticos errarem", disse Firmino.

- Duelos brasileiros -

Marcelo, no lado esquerdo da zaga madrilenha, cruzará menos em campo com Firmino que seu companheiro Casemiro, que costuma recuar para ajudar os zagueiros do Real.

A maior estrela do Liverpool é Salah, mas Marcelo sabe que o Real também precisará ter atenção redobrada com Firmino e Mané.

"O perigo do Liverpool não vem só de Salah. Tem também Firmino e Mané. Eles têm jogadores que podem mudar uma partida, especialmente no fim. Sabemos que não podemos nos concentrar apenas em um jogador", explicou o lateral-esquerdo do Real e da seleção brasileira.

Marcelo, hoje com 30 anos e no Real desde 2007, segue sendo um dos pilares do gigante madrilenho, com o qual anotou dois gols nesta edição de Champions.

Já Casemiro, 26 anos, também chegou muito jovem ao Real Madrid, em 2012, mas foi emprestado no início da carreira para o Porto, antes de voltar a pedido de Zidane para se firmar no time merengue.

O volante já marcou sete gols nesta temporada, dois na Champions, mas seu verdadeiro valor está no poder de marcação. Sua missão em Kiev será vigiar Firmino.

Casemiro e Marcelo torcem para que Firmino guarde suas melhores jogadas para a Rússia.

psr/am