ASSINE
search button

Rússia confirma 2º caso de doping nos Jogos de Inverno

Substâncias proibidas foram achadas em Nadezhda Sergeeva

Compartilhar

Novamente um esportista russo foi flagrado no exame antidoping dos Jogos Olímícos de Inverno, em PyeongChang, na Coreia do Sul. Nesta sexta-feira (23), a atleta Nadezhda Sergeeva, do bobsled, teve confirmada a presença de uma substância proibida em seu organismo.

Em um comunicado, a delegação russa disse que a substância encontrada na atleta foi a trimetazidina, uma medicação utilizada para quem sofre de angina, um tipo de dor no peito causado pela redução do fluxo sanguíneo ao coração.

A substância foi proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) por afetar o metabolismo do usuário.

"Ela confirma que não tomou essa medicação, e a equipe aponta que não a prescreveu. Os representantes da federação nos Jogos Olímpicos começaram a preparar a defesa", afirmou Alexander Zubkov, ex-atleta e atualmente presidente da federação de bobsled da Rússia.

Nesta quarta-feira (21), o trenó com Sergeeva e Anastasia Kocherzhova terminou na 12ª colocação na disputa de duplas do bobsled.

Para esta edição dos Jogos de Inverno, a Rússia foi parcialmente banida por conta do escândalo de doping que abalou o esporte russo. No entanto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) moderou a sanção contra o país ao permitir que participasse da competição sob bandeira neutra .

Este é o quarto caso de doping nos Jogos, e o segundo envolvendo atletas da Rússia. Além de Sergeeva, o atleta de curling russo Alexander Krushelnytska foi flagrado no exame antidoping e perdeu a medalha de bronze que conquistou na competição.

Os outros casos foram do jogador de hóquei esloveno Ziga Jeglic e o patinador japonés Kei Sato. Ambos foram retirados da competição.