ASSINE
search button

Futebol sofre reajuste em regras; Veja as principais mudanças

Medidas já estão em vigor no Campeonato Brasileiro

Compartilhar

A quatro dias da abertura da Copa América Centenário e dez dias da abertura da Euro 2016 entram em vigor 95 mudanças nas regras do esporte bretão. Entre as mais importantes estão a proibição da "paradinha" e a possibilidade de cartão vermelho antes do início do jogo.

Nesta quarta-feira (01/06), dez dias antes do jogo de abertura da Eurocopa, entram oficialmente em vigor, por deliberação da Fifa, 95 mudanças nas regras do futebol, destinadas a simplificar e melhorar o futebol. No Brasil, a CBF se antecipou e já adotou as mudanças para as suas competições.

Os oito membros do International Football Association Board (IFAB), órgão da Fifa que regulamenta as regras do esporte, riscaram um total de aproximadamente 10 mil palavras do regulamento anterior. Muitas vezes se tratavam de minúcias. Em alguns aspectos, porém, as novas regras significam alterações significativas. Estas são as dez mudanças mais importantes.

1. Pênalti

Quem der a chamada "paradinha" ­– como gosta de fazer o craque do Barcelona Lionel Messi – para fazer o goleiro saltar prematuramente para um canto do gol será punido com um cartão amarelo. O mesmo vale se um jogador não identificado cobrar o pênalti. Nos dois casos, a equipe adversária ganha uma cobrança de falta (tiro livre indireto). O goleiro também poderá receber cartão amarelo caso se adiante antes da cobrança. Nesse caso a cobrança é repetido se a anterior não tiver resultado em gol.

2. Punição tripla

Até agora, falta e mão na bola dentro da grande área eram ações punidas com cartão vermelho, cobrança de pênalti e suspensão para o jogador que cometeu a infração. Agora, o árbitro terá mais liberdade para decidir se dará cartão vermelho ou não. Caso o defensor tenha visado a bola ao derrubar o adversário, por exemplo, poderá receber apenas cartão amarelo.

3. Expulsão

Cartões vermelhos poderão ser aplicados não somente durante o jogo, mas até mesmo antes do apito inicial caso jogadores tenham comportamento antiesportivo. Apesar do cartão vermelho, o time pode mandar 11 jogadores a campo.

4. Pausa em contusão

Atletas poderão ser atendidos dentro de campo se a equipe médica conseguir fazê-lo em até 20 segundos. Até agora, independentemente da duração do atendimento, o jogador tinha que sair de campo e aguardar autorização do árbitro para voltar ao jogo.

5. Pontapé inicial

Até agora, o primeiro toque de bola da partida tinha que ser para a frente. Pelas novas regras, ele pode ser para trás, para o lado ou até para o goleiro.

6. Barreira de atacantes

Muitas equipes gostam de colocar, durante uma cobrança de falta, uma linha de jogadores logo atrás da barreira defensiva para atrapalhar a visão do goleiro. Isso agora não é mais permitido.

7. Pausa para beber

Em condições climáticas muito quentes, o árbitro pode estipular uma pausa para que os jogadores bebam água. No entanto, esse tempo deverá ser compensado posteriormente até o último segundo.

8. Cobrança de lateral

Ao cobrar a lateral, o jogador deve arremessar a bola com as duas mãos. Um lançamento com uma mão, em que a outra apenas apoia a bola, não é mais permitido.

9. Jogar sem chuteiras

Se um jogador perde uma chuteira durante o jogo, a partida não será mais imediatamente interrompida. O atleta pode continuar a jogar descalço até a próxima interrupção. O mesmo se aplica a quem perde a caneleira.

10. Cueca

Roupa íntima que possa ser vista deverá ter a mesma cor que o calção do uniforme.